domingo, 29 de novembro de 2015

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA 

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

-------------------------------29 DE NOVEMBRO-----------------------

Primeira Leitura (Jeremias 33,14-16)
“Eis que outros dias virão. E nesses dias e nesses tempos farei nascer de Davi um rebento justo que exercerá o direito e a equidade na terra. .  Naqueles dias e naqueles tempos viverá Jerusalém em segurança e será chamada Javé-nossa-justiça”.

Salmo do dia -  24/25
Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma! 

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação!

O Senhor é piedade e retidão
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua aliança e seus preceitos.
O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua aliança.
Segunda Leitura (1 Tessalonicenses 3,12-4,2)
 Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco.  Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos! No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais. ois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.

Evangelho (Lucas 21,25-28.34-36)
 Disse Jesus a seus discípulos: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.  Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra.Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem”.
Comentário do Evangelho  ( Frei Alberto Pegoraro)


Hoje começamos na Igreja o Tempo do Advento. Serão quatro semanas que começam hoje dia 29 de novembro e com objetivos claros : Preparação para a chegada de Jesus e preparação para a celebração do Natal , mas na realidade é um conjunto de dias em que somos convidados à vigilância que proporciona uma vida mais santa preparando-nos para vivenciarmos cada vez melhor o Natal que se aproxima. Com um evangelho de sete versículos  esse primeiro domingo do advento não foge muito daqueles que vimos esses dias, mostrando sinais apocalípticos como sinais no sol, na lua e nas estrelas , nações angustiadas, muito barulho e ações contra o homem porque como diz o versículo 26, as forças do céu serão abaladas e veremos o Filho do homem vindo numa nuvem e isso tudo sera um sinal de que a nossa libertação esta próxima . Talvez o centro do evangelho de hoje acerta em cheio o proposito do Advento : (34) tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula etc ...por causa do nosso modo de vida, dos excessos de todos os tipos, preocupações de todos os tipos que nos desviam dos caminhos de Deus e nos colocam nos caminhos da insustentabilidade da vida pois não ha vida que se sustente baseada apenas nos excessos. Duas coisas que gostaria de falar: A primeira é sobre os sinais que nos causam medo. Não podemos esquecer que Jesus esta falando como vimos ontem do fim de Jerusalém e que grandes acontecimentos vão anteceder o seu fim, Jerusalém, que não aceitou a proposta do Reino. Sera como o julgamento de Deus onde novos tempos vão aparecer reunindo aqueles que creem, sejam eles cristãos do judaísmo como os que vierem do paganismo. O grande sinal da vinda do reino sera a nova sociedade feita a partir da união de pessoas que acreditarem. A segunda coisa é sobre a vigilância própria desse tempo em que começamos a viver na Igreja. Vigiar é tomar cuidado para que as minhas atitudes não me torne cegos ao grande sinal do amor de Deus e insensível á sua presença na minha vida, tomando assim outro caminho que me levara à infelicidade. Queremos dizer no Natal : Vem Senhor, pois meu coração esta preparado para recebê-lo.
 Abraços aos grupos do Evangelho do dia


1)                  Piracicaba – Grupo Oficina das Emoções com 08 pessoas – Informa o Alberto da Igreja dos Frades

2)                  Piracicaba – Grupo Minha Família Furtado com 07 pessoas – família do Alberto da Igreja dos Frades

3)                  Piracicaba  e Estados Unidos – Grupo Família com 14 pessoas – Administrado pelo Daniel Alcarde que que é 

agent     é de pastoral na Igreja dos Frades com a esposa e a filha

4)                  Piracicaba – Lista da Eliana com 13 pessoas – Informa a amiga Eliana

5)                  Piracicaba – Grupo da família da Thais com 10 pessoas – Informa a Thais

6)                  Piracicaba – Grupo Evangelho com 19 pessoas – Informa a Ana Claudia ministra na Igreja dos Frades


Nenhum comentário:

Postar um comentário