terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 14 DE JANEIRO


Seguir os passos de Jesus Cristo
Imagens Google

Oração Inicial 

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

Evangelho de Marcos 1,21b-28

21b Estando com os seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”; 25 Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”! 2 6Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Procure identificar as coisas importantes deste trecho da Bíblia: o ambiente, os personagens, os diálogos, as imagens usadas, as ações. Você conhece algum outro trecho que seja parecido com este que leu? É importante que você identifique tudo isto com calma e atenção, como se estivesse vendo a cena. É um momento para conhecer e reconhecer a Boa Notícia que este trecho nos traz!

- Localidade – Cafarnaum, num dia de sábado
- Personagens – Jesus, seus discípulos; homem possuindo por um espírito mau.
- Diálogo – Entre o possuído pelo espírito mau e Jesus
- Este trecho me lembra quando Jesus fez sair uma vara de porcos de um homem possuído pelo demônio, você se lembra de mais algum?

Meditar a Palavra

Jesus esta em Cafarnaum em dia de Sábado. O Sábado para o Judeu era sagrado, não se podia fazer nada, apenas ir à sinagoga rezar. Toda vez que encontro Jesus em Cafarnaum ele esta para descansar com seus discípulos, era como uma base para se preparar a missão. Também era o encontro de Jesus com pessoas enfermas e podemos ver em  (Mateus 8:5-17; Marcos 1:21-28; Marcos 2:1-13; João 4:46-54) .
Desta vez Jesus estava na Sinagoga e encontra um homem endemoniado.

Temos um diálogo entre o espírito mau e Jesus. O Espírito mau diz que conhece Jesus e o chama de Jesus Nazareno, ou seja, de Nazaré. Jesus mostra toda a sua autoridade de Santo de Deus, manda que o espírito se cale e que saia.

Mais uma vez vemos as pessoas assustadas ou admiradas com o fato. Mas, o que chama a atenção são as exclamações : “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”  Era mesmo algo de novo, afinal o novo chegou e o novo era o Deus que se fez homem e veio habitar entre nós com uma mensagem de salvação que inclui a libertação de todo o tipo de escravidão.

O demônio era um dominador daquele homem, privando-o de uma vida mais digna. Se olharmos ao nosso redor vamos ver muitos “demônios” tentando nos escravizar. Sexo sem compromisso, drogas, roubos, assassinatos, corrupção e a mensagem do evangelho de hoje vem ao nosso encontro, porque afinal, também estamos sendo sugados por forças destrutivas da nossa vida.

Todo tipo de mal está presente na vida do ser humano e o evangelho vai nos mostrar que Jesus tem o poder de destruí-lo. Nenhuma força deve ser vista como maior do que Deus. Se admirarmos a força dos maldosos eles crescem e ganham fama também, e os menos avisados ou os mais fracos, psicologicamente, emocionalmente e fisicamente acabam se entregando a ele.

O mal só vence quando nos calamos e o valorizamos na sociedade.


Oração Final

Diante do mal que nos cerca Senhor, fazei-nos conhecer o bem e optarmos pelo seu amor, sua misericórdia e bondade. Que nenhum mal tome conta da minha vida bem como da minha família. Que ninguém se renda às ilusões apresentadas pelo mal, como dinheiro fácil, vida fácil, competições que destroem e uma infinidade de coisas más que se apresentam para nós todos os dias. Daí-nos sua força para vencê-los. Amém!

 Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário