sábado, 10 de janeiro de 2015

EVANGELHO DO DIA 10 DE JANEIRO DE 2015

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE JOÃO 3,22-30 

Depois disso Jesus e os seus discípulos foram para a região da Judeia. Ele ficou algum tempo com eles ali e batizava as pessoas. João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque lá havia muita água. João ainda não tinha sido preso. Alguns discípulos de João tiveram uma discussão com um judeu sobre a cerimônia de purificação. Eles foram dizer a João: - Mestre, aquele homem que estava com o senhor no outro lado do rio Jordão está batizando as pessoas. O senhor falou sobre ele, lembra? E todos estão indo atrás dele. João respondeu: - Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus. Vocês são testemunhas de que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas fui enviado adiante dele." Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.

ELE DEVE CRESCER POIS ESSA É A VONTADE DO PAI

Vamos começar relendo o evangelho e ficar com a última frase: “Ele tem de ficar cada vez mais importante e eu, menos importante”. Em outras palavras João Batista esta dizendo que Ele é João, o precursor do Messias e o outro de quem os discípulos falavam era o próprio Messias. É preciso que o Messias cresça e eu diminua disse João porque essa é a vontade do Pai.

VEJO NO TEXTO UMA UNIDADE E NÃO DIVISÃO

Não vemos no evangelho uma disputa mas sim uma unidade para o bem do Reino. Os dois faziam a mesma coisa, mas Jesus deveria crescer para que pudesse mostrar para todos que Ele veio do Pai, o Pai o enviou para anunciar a boa nova para todas as pessoas. João tinha consciência da sua missão e não tinha pretensões de disputar quem era o melhor, quem mandava mais, quem era o mais popular ou quem já tinha feito mais discípulos, como essas  briguinhas que vemos todos os dias Tudo concorria para que as pessoas pudessem se encontrar com a novidade. Jesus era a novidade tão esperada por todo povo de Israel.

JOÃO SENTE ALEGRIA AO VER JESUS NA MISSÃO 

“Mais um pontinho importante: João disse:” Num casamento, o noivo é aquele a quem a noiva pertence. O amigo do noivo está ali, e o escuta, e se alegra quando ouve a voz dele. Assim também o que está acontecendo com Jesus me faz ficar completamente alegre. Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante. ” Vejo a alegria como ponto muito importante. A alegria de ver o outro, de se encontrar e de poder partilhar a vida e saber que o Reino esta sendo construído. Como é bom saber que aquele amigo(a) esta realizando algo de bom e que esta fazendo sucesso no seu trabalho. As vezes o ciume toma conta da gente e procuramos desqualificar o trabalho da outra pessoa.

OS DISCÍPULOS DE JOÃO OUVIRAM FALAR MAS AINDA NÃO CONHECIAM JESUS

As atitudes dos discípulos de João na minha opinião também não podem ser 
vista como ciúme ou algo parecido, mas talvez eles ainda não conhecessem Jesus, ouviram falar mas ainda não tinham tido o contato necessário. Eles se referem a Jesus como "aquele homem", ou seja, alguém que eles ainda não conheciam.

POR FIM

Penso que a mensagem hoje não pode ser outra senão aquela de que nós estamos no mundo para anunciar Jesus Cristo e deixar que Ele cresça. Somos mensageiros de Cristo em qualquer situação e devemos falar dele para as pessoas, sem sentir vergonha de ser anunciador. Jesus precisa crescer na nossa sociedade porque existem muitas pessoas que apesar de tantas bíblias e religiões que existem ainda não ouviram falar de Jesus.  Agora pouco um rapaz veio ver a nossa internet que não esta funcionando direito  aqui no convento do Sagrado coração em Piracicaba onde estou morando  e no corredor eu perguntei para ele se ele frequenta alguma Igreja e ele me respondeu : “ Não “ . Frequentar ou não uma igreja acho que no momento não  vem muito ao caso,  mas ficou um pergunta : “Será que anunciaram para aquele Jovem ? Sera que ele sabe que Deus tem um projeto para ele?

ORAÇÃO FINAL

Senhor o evangelho de hoje me leva a me questionar sobre minha ação no mundo e se estou levando o nome de Jesus em tudo o que faço. Daí-me uma mente aberta e um coração disponível para que em tudo o que eu fizer seja feito em nome de Cristo. Amém


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário