sexta-feira, 4 de abril de 2014

EVANGELHO DO DIA 04 DE ABRIL

Evangelho de João 7,1-2.10.25-30 
Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”.
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Pequena Reflexão - Por Frei Alberto Pegoraro
Ainda Falando dos Sinais de Jesus, o evangelho de hoje esta dentro do sexto sinal que é Jesus caminhando sobre as águas. Hoje Jesus esta andando pela Galileia como vemos no próprio texto mas evitando a Judeia porque havia um forte movimento ali para matar Jesus. Era a festa das Tendas, ou seja, uma festa que no princípio, o objetivo  era de agradecer a Deus pela colheita passada e para suplicar para o ano novo, a água necessária para os campos, a fecundidade e o bem estar. Segundo Lv 23,42 todos os hebreus são obrigados a morar, por sete dias em cabanas, de preferência sobre os terraços descobertos da casas. Ali devem comer, estudar, passar a vida cotidiana; alguns inclusive ali dormem.
Mesmo sabendo das perseguições contra ele, Jesus não desiste e não demonstra medo. Ele continua denunciando aquela sociedade injusta e falava em alta voz que aqueles que não o aceitavam é porque o Pai não havia lhes revelado. Jesus é uma ameaça para o seu tempo e os doutores da Lei não vão sossegar até prendê-lo e matá-lo.
Para acreditar em Jesus é preciso ver suas obras , o que não acontecia com os fariseus, doutores da Lei e outros do seu tempo. Mais do que ver torna-se necessário acreditar no que esta vendo pois a fé é que nos aproxima de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário