sábado, 7 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 07 DE DEZEMBRO


ADVENTO

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE MATEUS 9,35-10.1.6-8

Jesus começou a percorrer todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do Reino e curando todo tipo de doença e de enfermidade. Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse aos discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita!” Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes poder para expulsar os espíritos impuros e curar todo tipo de doença e de enfermidade. “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

COMENTARIO
Vamos dividir o evangelho em duas partes. A primeira é Mt 9,35-10.1. Jesus vê a situação do povo que era muito difícil: todo tipo de doença e de enfermidade”. 
Podemos dizer sem sombras de dúvidas que a situação de miséria do povo é o que vai determinar a ação de Jesus.
Ele, Jesus,  sente compaixão por aquelas pessoas, afinal, quem cuidava delas? Sentir compaixão é sentir as mesmas dores, então, é preciso fazer algumas coisas. A primeira delas é fazer aquelas pessoas não sentirem mais abandonadas, porque elas estavam como que ovelhas sem pastor, descuidadas, vivendo todo o tipo de perigo.
Jesus mostra que Ele precisa da ajuda, ou melhor, que o Reino é fruto do emprenho de todos, por isso vai convidar  os discípulos a missão e rezar para que mais gente venha se juntar a eles.
Ao enviar os discípulos Jesus da para eles o mesmo poder que Ele demonstrava: expulsar os espíritos maus e curar as enfermidades. Isso nos demonstra que também nós podemos fazer a opção por Jesus, pois sua força nos acompanhará.
A segunda parte é Mt 10,6-8. Vemos aqui algumas orientações: Os discípulos devem anunciar em primeiro lugar às ovelhas perdidas de Israel, ou seja, em primeiro lugar ao seu povo e não deviam ir onde estavam os samaritanos.
O anuncio terá que ser o mesmo que temos visto, ou seja, anunciar sempre a chegada do Reino e os sinais desse Reino é a cura, a ressurreição, a purificação e a expulsão dos demônios. Os males eram tantos que Jesus fica impaciente e nos mostra que é importante desenvolvermos em nossas comunidades a missão em nome do Reino. O primeiro Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Marilia nos convoca na pagina 26, Programa 01 -> Pretende-se "suscitar em cada batizado e em cada forma de organização eclesial uma forte consciência missionária, sem a qual os discípulos missionários não contribuirão efetivamente para o novo que haverá de surgir na história (DGAE  2011-2015 n. 31) .
ORAÇÃO FINAL
- Senhor, que eu esteja com meus olhos abertos para ver os sofrimentos de meus irmãos
- Que consiga ter compaixão por eles
- Que eu ajude a aliviar suas canseiras
- Que eu faça a minha parte como pastor
- Que eu sinta o chamado para a missão
Amém !


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário