segunda-feira, 3 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 03 DE MARÇO

Evangelho de Marcos 10,17-27

Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!”
20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22 Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

Pequena Reflexão
Depois da pausa deste domingo onde vimos o evangelho segundo Mateus, hoje a liturgia nos recoloca em Marcos dando continuidade na reflexão de sábado. O evangelho coloca Jesus nas relações familiares.
Ja vimos sobre o divórcio, sobre a criança e hoje sobre o seguimento e Reino que, queiramos ou não entra também na família. O seguimento de Jesus começa na família e saímos da mesma para um seguimento muito mais próximo. O contexto é de dúvidas: "...que devo fazer para herdar a vida eterna?", e a resposta de Jesus vai ser como dizemos curta e grossa :"...venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus".
O evangelho acena para uma pessoa que possuía bens, mas não estava disposto a deixá-los em favor de uma vida nova. Jesus vai soltar uma sentença em que mostra a dificuldade que se tem em se largar as riquezas para entrar no Reino. Percebe-se também  mais uma agulhada de Jesus nos discípulos que estavam dando sinais de fraqueza e queriam agora saber quem pode afinal se salvar.
Jesus coloca a salvação nas mãos do Pai e promete aos apóstolos que eles vão receber muito mais do que deixaram para traz. Na verdade temos um diálogo entre uma pessoa desconhecida , Jesus e os apóstolos e tudo converge para o desprendimento necessário para podermos assimilar uma nova mensagem que nos leva para a construção de uma nova sociedade igualitária.
Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário