quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 11 DE DEZEMBRO


 Advento
ORAÇÃO INICIAL
 Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo  será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

EVANGELHO MATEUS 11,28-30
 “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

COMENTÁRIO
Estamos vendo todos os dias a mensagem da instauração do Reino de Deus. . O Capitulo 11 de Mateus vai mostrar que Jesus é o Messias, a missão de João Batista;
Jesus que veio fazer a vontade do Pai; 
Jesus falando da auto-suficiência  de um  povo que não quer enxergar as suas ações e sinais;  e por fim a mensagem de que os pobres é que evangelizam e o evangelho de hoje esta dentro desse tema.
A recusa do Reino era grande como vemos ainda hoje devido a auto-suficiência, uma mentalidade que não tem espaço para Deus, porque cada um é o deusinho e quer construir o seu reino.
Muita gente prefere não acreditar na possibilidade de um novo mundo, um novo jeito de se relacionar que vem com a proposta do Reino de Deus.
O evangelho de hoje mostra exatamente isso, ou seja, diante da negativa dos sábios  e inteligentes que não aceitam os sinais de Jesus  porque a razão deles é o seu deus,  Jesus vai enaltecer os pobres, oprimidos e injustiçados, pois neles esta a compreensão de suas palavras.Em Jesus suas fadigas serão desfeitas e as injustiças se transformaram e alegria. Mais do que inserir na escuta da mensagem de Jesus, aqueles a quem o evangelho esta sendo anunciado são convidados a inserir na luta pela transformação do mundo que os cerca. O Papa nos chama atenção  na sua Primeira Exortação Apostólica  Evangelii Gaudium, logo no inicio :
2. O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, que nas minhas deficiências humanas eu não escandalize qualquer irmão.
E se escandalizar, que eu tenha a coragem de ir ao seu encontro e pedir perdão.
Se eu ganhar novamente o meu irmão que eu trate-o como a flor mais bela da minha comunidade.
Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário