quinta-feira, 27 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 27 DE MARÇO

Evangelho (Lc 11,14-23)
Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”
Pequena Reflexão - Por Frei Alberto Pegoraro

Estamos na quaresma e vimos no primeiro domingo deste tempo Jesus no deserto para ser tentado pelo demônio. Parece que Jesus sempre estava diante dessas manifestações que segundo o evangelho trazia enfermidades e muitos problemas para as pessoas "possuídas". No evangelho de hoje vemos um mudo que sofria pela sua condição possuído por um demônio. As multidões admiravam Jesus, mas algumas pessoas criticavam-no para colocá-lo à prova e tentá-lo. Com certeza eram fariseus ou mestres da Lei.
Jesus se mantem paciente e demonstra confiança no poder que o Pai lhe confiou e nem a acusação de que era por Belzebu que ele expulsava os demônios deixou-o com medo ou colocou-o em dúvidas. Era a manifestação de Deus  em favor dos mais necessitados e ele mesmo declara que sendo de Deus as suas ações então chegou a salvação.
Portanto, acreditar na ação de Jesus é aceitá-lo em nossa vida e deixar que Deus aja em nós para nos purificar e nos ajudar na caminhada quaresmal. A ação demoníaca é aquela que nos tira a vida e coloca no lugar a escravidão e morte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário