quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 06 DE NOVEMBRO

foto - Frei Alberto
EVANGELHO DE LUCAS 14,25-33
Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar [...]. Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, [...] para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

ORAÇÃO INICIAL - Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

PRIMEIRO PASSO  Ler com atenção o Evangelho de hoje procurando identificar aquilo que mais chama a sua atenção como, por exemplo, as pessoas envolvidas no texto, os diálogos, as ações e procure imaginá-las.
O QUE ESTOU VENDO NO TEXTO DE HOJE?
Vemos que Jesus está acompanhado por uma grande multidão e  olhando para eles vai colocar uma condição para estarem ali, para serem seus discípulos. A princípio parece uma condição dura: renunciar ao pai e a mãe, aos irmãos e amigos, pois eles terão que carregar cada qual a sua cruz. Jesus quer pessoas dispostas naquele seguimento e que saiba que não será fácil. Jesus conta outra parábola, a do rei que sai para guerrear e que precisa calcular bem antes da batalha. Se o Rei percebe que esta em desvantagem e vai perder a guerra manda pessoas para negociar com o inimigo. E por fim Jesus vai exigir de novo a renúncia consciente em favor do seu Reino.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS - É o momento de descobrirmos o valor do evangelho para a nossa vida. Não se trata de um estudo, mas saborear e sentir a Palavra. Procure colocar a palavra de Deus na sua vida. 
MEDITAÇÃO - Para mim o evangelho de hoje fala sobre o nosso projeto de vida. É um projeto que contempla olhar para Jesus e segui-lo de verdade ou estamos com um pé em cada canoa  , se estamos divididos ou estamos em dúvida se vale a pena seguí-lo. A questão não é negar os familiares, mas saber distinguir que tipo de mensagens e seguimentos existem perto de nós, se são da vida ou da morte, se são de Jesus ou de outras entidades que não respondem aos nossos anseios de uma vida melhor. É um evangelho que me faz pensar a qualidade do meu seguimento.

CONTEMPLANDO - quero me calar para que o Senhor possa falar. Já sei Senhor: Devo ir ao encontro dos meus irmãos afastados.


DAI-ME A SUA BENÇÃO SENHOR  para que meus lábios anunciem suas maravilhas e meus olhos vejam a sua Salvação. Agora Senhor podeis deixar-me seguir o meu dia na certeza de que procurarei fazer a sua vontade. Amém!


Frei Alberto Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário