sábado, 9 de novembro de 2013

EVANGELHO DE 09 DE NOVEMBRO

imagem - Google imagem

EVANGELHO DE JOÃO 2,13-22
Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: “Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!” Os discípulos se recordaram do que está escrito: “O zelo por tua casa me há de devorar”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim?” Jesus respondeu: “Destruí vós este templo, e em três dias eu o reerguerei”. Os judeus, então, disseram: “A construção deste templo levou quarenta e seis anos, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?” Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus havia falado.

PREPARAÇÃO -  Quero me preparar para a leitura de hoje com o salmo do dia: Salmo 46

Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
 Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.  

PRIMEIRO PASSO  Ler com atenção o Evangelho de hoje procurando identificar aquilo que mais chama a sua atenção como, por exemplo, as pessoas envolvidas no texto, os diálogos, as ações e procure imaginá-las. 
O QUE O TEXTO ME DIZ 
Tudo o que vemos agora esta presente no evangelho de hoje. A Páscoa se aproximava e Jesus foi ao Templo. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Jesus se aborreceu ao ver como transformaram o templo em lugar de negócios e esparrama tudo o que via na frente. Entra em cena os judeus querendo explicações para a atitude de Jesus Jesus respondeu: “Destruí vós este templo, e em três dias eu o reerguerei”..Mas os judeus não entenderam as Palavras de Jesus pois Jesus falava de algo que eles não acreditavam ser possível, ou seja, o que iria acontecer com ela na sua morte e ressurreição. O texto termina falando de conversões depois do fato da ressurreição.
MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS - É o momento de descobrirmos o valor do evangelho para a nossa vida. Não se trata de um estudo, mas saborear e sentir a Palavra. Procure colocar a palavra de Deus na sua vida. 
MEDITAÇÃO
O texto de hoje me diz que também nós podemos estar transformando  os lugares sagrados em lugares de negócios. Os templos podem estar sendo usados como instrumentos para o lucro e não para a fé e o encontro com Deus. Os nossos interesses não podem estar acima do evangelho. Mas não podemos pensar apenas no Templo, construído com pedra sobre pedra e sim olharmos para dentro de nós, da nossa fé, do nosso acreditar e da nossa adesão à Jesus Cristo. O nosso coração pode ser também um lugar de negociatas escusas ou de trocas para o nosso favorecimento e interesses pessoais. A fé não se negocia e muito menos podemos tentar Deus. Deus não vai negociar com um coração duro que só pensa no poder e no lucro. Deus quer um homem e uma mulher dispostos a assumir sem colocar condições no seguimento. Cuidado com o coração pois ele mostra as nossas boas intenções e denuncia as más inclinações.

REZAR A PALAVRA DE DEUS -  é o momento de responder à Deus após ter escutado a sua Palavra. Não precisamos de formulas para esse momento. A melhor oração deve brotar do coração
O TEXTO ME FAZ REZAR - Jesus mestre da vida quero ouvir seu chamado e quero discernir o que esta ao meu redor e assim poder fazer a escolha certa, mesmo que seja diferente da maioria das pessoas. Quero escolher o que o Senhor escolheu hoje no evangelho, quero escolher as pessoas para caminharmos juntos Não quero olhar para os lados e me arrepender das minhas escolhas em favor da vida, mas denunciar todo tipo de morte e injustiça. Amém!

CONTEMPLANDO - quero me calar para que o Senhor possa falar. Entendi Senhor que os nossos interesses não podem nunca estar acima do Evangelho

DAI-ME A SUA BENÇÃO SENHOR  para que meus lábios anunciem suas maravilhas e meus olhos vejam a sua Salvação. Agora Senhor podeis deixar-me seguir o meu dia na certeza de que procurarei fazer a sua vontade. Amém!


Frei Alberto Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário