terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 24 DE DEZEMBRO ( DE MANHÃ)



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 1,67-79
Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.
COMENTARIO

**O Cântico de Zacarias

O Evangelho de hoje é conhecido como “A profecia de Zacarias” ou “Cântico de Zacarias”.
Na realidade é um louvor ao Deus Altíssimo que vem visitar o seu povo através do Jesus. Fala da visita de Deus a um povo que não perdeu a esperança apesar das desesperanças. Fala de um Deus da vida que vem para devolver a vida roubada pelos opressores do seu povo. Fala de um Deus amigo que vem mostrar toda a sua amizade. De um Deus que vem libertar o ser humano do medo que os paralisava.

**Um Cântico que ressoa uma nova história para o povo de Deus

Zacarias canta um cântico cujo tom solta sons que nos levam a dançar porque esta sendo formada  uma nova história, de vida e esperança. Numa sociedade onde a miséria e as doenças eram vistas como falta da graça de Deus, Zacarias vem proclamar a libertação, e  canta a fidelidade de um Deus em união com a fidelidade de seu povo.

**1 Samuel 2,1 – Paralelo entre o Cântico de Ana e o de Zacarias

Existem alguns paralelos deste cântico de Zacarias como, por exemplo, 1 Samuel 2,1 na oração de Ana quando ela diz que o seu coração se encheu de alegria com Javé e se sentia repleta de força pois poderia dali em diante responder aos inimigos com força pois Deus manifestou a sua salvação.

Ana diz que Deus fez surgir para o seu povo um poderoso salvador.

Embora essas palavras do Cântico de Ana também se coadunam  com o Magnificat  vemos uma ligação direta com o Cântico de Zacarias quando ele diz: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo.”  O Cântico de Zacarias é sem duvida um hino de ação de graças mas num determinado momento ele também fala de um futuro próximo  e vamos ver isso nos versículos de 76-79 :

 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.


**Um Profeta do altíssimo

 João será chamado um profeta do Altíssimo conforme podemos ver e confirmar em Mateus 16,14 :

Eles responderam:Alguns dizem que é João Batista;outrosque é Eliasoutros aindaque é Jeremiasou algum dos profetas.»  


** Por Fim

Acho que posso comparar o Cântico de Zacarias ao cântico que alguém canta para comemorar um grande feito de Deus. Para mim, ao rezar esse cântico ou ao canta-lo me faz recordar as vezes que senti na minha pele o Deus que se manifestou em meu favor , sobretudo nos momentos mais difíceis da minha vida.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. Amém!



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário