sexta-feira, 15 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 15 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE LUCAS  17,26-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló.33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado37Os discípulos perguntaram: Senhor, onde acontecerá isso? Jesus respondeu: Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres

 ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém! 

O EVANGELHO NOS FALA QUE... - O pequeno texto de hoje gira em torno  da pergunta que os Fariseus fizeram a Jesus no versículo 20 sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus e que Jesus respondeu que o Reino não vem ostensivamente e nem se poderá dizer que ele esta ali, ou aqui porque o Reino já chegou. Antes que tudo aconteça muitas coisas vão se suceder, daí o elenco de acontecimentos que vemos. São sinais de que grandes transformações estarão para acontecer. E, Jesus vai pedir uma tomada de posição, pois quem procurar ganhar a vida vai perdê-la e quem perder a sua vida por causa do Reino vai ganha-la ou conservá-la.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Estamos ainda falando do fim dos tempos, como vimos no evangelho de ontem. Jesus continua tentando desarticular qualquer tipo de idéias apocalípticas no meio dos discípulos, que, como vimos , era muito comum principalmente no meio de vários grupos do seu tempo.  O que nos chama atenção no evangelho de hoje é o numero grande de catástrofes o que para mim denota uma expectativa muito grande de que  a chegada do Reino será algo marcante, difícil de passar despercebido por todos. O Versículo 33 é importante pois retrata bem o que pode acontecer com quem relaxar e viver uma vida desregrada, longe dos valores de Jesus Cristo, tentando ganhar a vida de outro modo e não se comprometendo com o Reino que já mostra os seus sinais.O  Documento 94 (Diretrizes Gerais da  Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil) vai nos  orientar logo na apresentação com o que se segue "...escutar os sinais dos tempos e os desafios   que neles se manifestam. Desejam ser uma resposta aos desafios que emergem em nosso tempo de transformações radicais na totalidade da existência, que, às vezes, geram perplexidade, ameaçam a vida em suas diversas formas e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus." Esperar a manifestação do Reino na sua totalidade não é ficar de braços cruzados mas sim procurar transformar o mundo em que vivemos.

CONTEMPLAÇÃO - Somos chamados a contemplar, mas não devemos dizer palavras e sim escutar Deus falando conosco no silêncio. Deus quer se comunicar conosco e agir em nossa vida,  pensamento e atitudes. Nesse momento é de Deus que quer se comunicar.

ORAÇÃO FINAL - Jesus, Mestre da vida, ao ouvir hoje a sua Palavra  quero me comprometer com a sua vontade e fazer parte do seu grupo. Quero discernir o que é melhor para mim e para os meus irmãos. Quero fazer a escolha certa tendo como base os seus valores. Quero escolher os irmãos e irmãs que o Senhor escolheu e caminhar junto com eles para construirmos o tão sonhado Reino de amor, justiça e paz. Senhor que eu não me arrependa e nem olhe para traz e que eu seja capaz de denunciar todo o tipo de injustiça. Amém!


Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário