quarta-feira, 13 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 13 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
Evangelho de Lucas 17,11-19


17 11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, vieram ao encontro de Jesus dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: 13 “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”
14 Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide, mostrai-vos ao sacerdote”. E quando eles iam andando, ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano.
17 Jesus lhe disse: “Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!” 19 E acrescentou: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”

Na Oração Inicial quero rezar hoje o salmo 82. 
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

- Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, ao pobre e ao humilde absolvei! - Libertai o oprimido, o infeliz, da mão dos opressores arrancai-os!
- Eu disse:
Ó juízes, vós sois deuses, sois filhos, todos vós, do Deus  -    Altíssimo!-E, contudo, como homens morrereis, caireis como qualquer dos poderosos!

 O que o Evangelho diz hoje--Vemos Jesus passando em duas regiões, Samaria e Galiléia. Jesus andava pelas aldeias e estando numa delas Ele se encontra com dez leprosos implorando a cura de suas enfermidades. O evangelho nos fala que Jesus teve compaixão deles, ou seja, sentiu as mesmas dores dos leprosos e os cura mandando que se apresentasse ao sacerdote para que fossem reintegrados à sociedade. Dos dez curados apenas um voltou para agradecer e este era um Samaritano que era estrangeiro. Jesus então vai perguntar onde estavam os outros nove leprosos curados.
Um caminho de meditação-Em primeiro lugar queremos lembrar a figura do Samaritano, um dos curados por Jesus e o único que voltou para agradecer. Os Samaritanos não eram bem vistos e considerados estrangeiros, portanto, desvalorizados e excluídos da sociedade. Jesus já usou a figura dos Samaritanos quando contou a Parábola do Bom Samaritano e quando se encontrou com a mulher Samaritana. O gesto do Samaritano curado é um gesto que caiu no gosto de Jesus, ou seja, Jesus admirou-se por ver um estrangeiro agradecido e questionou a falta de gratidão dos outros nove. Então a mensagem de hoje nos leva a pensar dos vários benefícios que recebemos de Deus e sua grande misericórdia. A gratidão parece ser um ponto importante neste Evangelho. Agradecer é uma atitude de reconhecimento da nossa pequenez diante da grandeza de Deus.

Contemplação - Não devo dizer palavras, mas me manter em silêncio. Momento de entrega a Deus para que Ele possa se comunicar comigo e agir em meu pensamento e coração. Esse momento é de Deus que quer se comunicar conosco.

Oração Final - Jesus, Mestre da vida, ao ouvir hoje a sua Palavra  quero me comprometer com a sua vontade e fazer parte do seu grupo. Quero discernir o que é melhor para mim e para os meus irmãos. Quero fazer a escolha certa tendo como base os seus valores.. Quero escolher os irmãos e irmãs que o Senhor escolheu e caminhar junto com eles  para construirmos o tão sonhado Reino de amor, justiça e paz. Senhor que eu não me arrependa e nem olhe para traz e que eu seja capaz de denunciar todo o tipo de injustiça. Amém!

REFLEXÃO Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário