segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 13 DE JANEIRO



ORAÇÃO INICIAL
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. 
Oremos 
Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.Por Cristo, Senhor Nosso

 EVANGELHO DE MARCOS 1,14-20 - Leia, com calma e atenção, este pequeno trecho da Bíblia. Se for preciso, leia o texto quantas vezes forem necessárias.


14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16 E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18 E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19 Caminhando Evangelho (Mc 1,14-20)mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes;20 e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA - É o momento de descobrir os valores e as mensagens espirituais da Palavra de Deus.

João já estava preso e Jesus volta para a Galileia anunciando a Boa Nova e vai proclamar que o Tempo já se completou resumindo assim todo o seu ministério.
Existe no texto um pedido de conversão :" Convertei-vos e crede no Evangelho"
Convertei-se, é o mesmo que mudar de vida, retornar, para algum lugar. Mas no nosso caso hoje é mudar de vida para seguir Jesus Cristo, pois Ele é a fonte da vida e sua Palavra é a Palavra e promessas de Deus.
Com a chegada de Jesus o tempo de conversão não pode sere postergada para um futuro,mas é tempo de mudanças pessoais e comunitárias.

E Jesus caminhava como o evangelho nos mostra, seja à margem do mar , seja nos vilarejos, Jesus leva uma vida dinâmica como é também dinâmico o seu anúncio e o Reino que Ele esta propagando. E, ao exortar a todos para a conversão Jesus esta dizendo que o Reino exige mudanças radicais. Em se tratando de Deus, as mudanças em nossas vidas não podem ser  meias mudanças mas grandes transformações . Também não podemos dizer que um dia vou mudar, ou quem sabe uma hora vai acontecer na minha vida. O Reino esta às portas e exige mudanças radicais.


O Evangelho fala ainda do chamado de Jesus aos primeiros discípulos : Ele chama os quatro primeiros discípulos. 18 E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. Jesus fala de conversão e eles imediatamente seguem-no. Esse imediatismo me chama a atenção. Percebo que ha ja um conhecimento entre eles. A fama de Jesus ja se espalhara e isso deve ter chegado aos ouvidos dos primeiros discípulos. Gosto da idéia de que Jeus ja os conhecia pois vivia com eles, comia com eles e falava-lhes de uma mudança radical de vida e eles só estavam esperando  o momento do chamado ou do convite.


A profissão dos primeiros discípulos era de pescadores e eles deixaram essa profissão. Pobre ou rico, rentoso ou não, a profissão deles dava pelos menos o minimo para eles viverem, mas, a força do chamado era mais forte. Seguir Jesus é não se render à promessas mas agarrar aquilo que é vital. Muitas vezes temos que tomar uma decisão na vida e nem sempre elas oferecem bens materiais ou promessas de riquezas. A mudança de vida dos primeiros discípulos de Jesus mostra que o ser humano não busca só dinheiro ou fama, mas viver melhor, ter a mesma vitalidade de Jesus.



REZAR A PALAVRA DE DEUS - Faça um momento de silêncio  É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado.

PERGUNTE PARA O CORAÇÃO  O QUE FAZER DEPOIS DE OUVIR E MEDITAR A PALAVRA  DE DEUS HOJE - A palavra de Deus nos convida para uma ação. O que vou fazer a partir do evangelho de hoje? Qual caminho seguir? o que o evangelho me sugere? 

TERMINE REZANDO O PAI NOSSO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário