sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 17 DE JANEIRO




Oração Inicial

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

Evangelho de Marcos 2,1-12

1 Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3 Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5 Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”.8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’?10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!”  12 O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Comentário

A Lei de Jesus é salvar o homem! Acho que podemos começar este  comentário com essa afirmação porque é a ideia central do primeiro bloco do capítulo 3 de Marcos.. Jesus esta em plena missão do Reino e de novo volta com os discípulos para Cafarnaum, lugar de descanso e organização da missão.

De novo entra em cena o fato de que sua fama se espalhara e muita gente vinha procurá-lo. O que eles procuravam?  A resposta é VIDA, a vida roubada pelas leis e pelos homens que manipulam essas leis. Enquanto alguns oprimiam Jesus ensinava as coisas de Deus. Suas Palavras tinham o sabor do  mel para aquelas pessoas que não tinham onde recorrer.

A situação daquelas pessoas era realmente muito difícil, e vimos isso todos esses dias. Desta vez trouxeram para Jesus um paralítico, que não podendo se locomover precisava ser carregado, e que não podia com certeza trabalhar, mas tinha que viver dependendo das outras pessoas. Quero me deter um pouco neste momento, porque existe algo de muito interessante: Há um paralitico que não podendo andar mas ouviu falar de Jesus que pede para quatro amigos levá-lo até Jesus. Isso tem muito do Reino. Um homem que não pode andar e quatro que podem se locomover à vontade. Um que com certeza pede e quatro amigos que se prontificam em levar. Essa é uma dinâmica do Reino, pessoas envolvidas com aquelas que precisam mais.

Sobre a paralisia, segundo a tradição era causada pelo pecado, da pessoa ou de alguém da sua família que Deus resolveu castigar naquela pessoa, ou seja, ela estaria pagando pelo pecado de alguém. Um pecado invisível que causa dores visíveis e uma situação de miséria mais visível ainda. Com certeza Jesus não gostava nada disso.: 

“Filho, os teus pecados estão perdoados”.

Essas palavras de Jesus causam espanto em alguns e raiva ou coisa parecida nos doutores da Lei. Jesus manifesta com palavras a bondade de Deus e os Doutores da Lei manifestam sua repulsa pelo pensamento, afinal, para eles Jesus não era nem profeta quando mais o Messias. Para os doutores da Lei, fariseus e outros, a Lei estava acima de qualquer demonstração de amor e acima de Jesus e seus ensinamentos e ações.

O evangelho nos ensina que as Leis quando não são utilizadas para o bem das pessoas elas escravizam e matam. A Lei dos fariseus e doutores da Lei podiam até organizar seu povo, mas escravizava-os mantendo-os presos nas suas misérias. Jesus mostra que o amor de Deus é maior do que as Leis. Sobre essa questão das Leis, leia as cartas de São Paulo. Ainda hoje temos muito de farisaísmo em nosso meio. Leis e normas que só oprimem aqueles que já estão oprimidos, e isso acontece na nossa ação pastoral quando deveríamos ser contra o pecado e não contra o pecador.

Onde estão os sinais de farisaísmo hoje ?

Acho que a pergunta poderia ser diferente :  Quais são os sinais de farisaísmo hoje?  Como reconhecê-los ?  Penso que quando Jesus cura uma pessoa nos evangelhos não podemos nos fixar somente no fato em si mas em todo o seu significado. Ao curar um endemoniado Jesus tira a pessoa das divisões da vida; ao curar um leproso ele limpa a pessoa da feridas e chagas colecionadas ao longo da vida; ao devolver a visão a um cego ele permite que a pessoa volte e ver o que esta ao seu redor e tomar as decisões certas que sua cegueira não permitia e reconhecer a maldade; ao curar o paralítico Jesus devolve para o enfermo a possibilidade de sair e ir ao encontro de seus sonhos. Voltando então na pergunta deste bloco eu diria que os sinais do farisaísmo moderno estão nas atitudes legalistas das pessoas que não aceitam que os outros podem mudar de vida e acham que tudo esta consumado, que a verdade  foi dita, ou melhor, que ele, o fariseu é a verdade suprema enquanto os outros são as mentiras e com isso  a pessoa deve perecer com seus problemas. Para eles não tem chance para dar e muito menos amor para demonstrar. O farisaísmo moderno é arrogante e prepotente e tem se mostrado contagiante . Fuja dele!

Oração final

Senhor, daí-me um coração capaz de ir ao encontro dos mais afastados, sem qualquer tipo de discriminação, legalismo e colocando leis antes do amor, mas que eu leve a sua   Palavra, curando os enfermos e dando um pouco do melhor que já recebi. Que eu aprenda hoje que acolher o outro é um sinal da aceitação de Jesus em minha vida.



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário