sábado, 16 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 16 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO

EVANGELHO DE LUCAS 18,1-8
Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário! ’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir! ’” E o Senhor acrescentou: “Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?”
ORAÇÃO INICIAL -> Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém. 
O EVANGELHO DE HOJE NOS DIZ QUE...
 No Evangelho de hoje Jesus vai nos falar da perseverança na Oração e para isso Jesus utiliza a história de uma viúva que todos os dias esperava um juiz iníquo passar para clamar por justiça. O juiz iníquo que não respeitava ninguém resolve fazer justiça só para parar de ser importunado pela viúva.
MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS 
 Hoje Jesus vai contar uma parábola que já vimos alguns dias atrás. Um juiz iníquo se vê na obrigação de atender a uma viúva que clamava todos os dias por justiça. O próprio texto nos coloca na intenção de Jesus que é nos mostrar a importância de rezarmos sempre e sermos perseverantes na oração. Orações onde aparecem lamentações, agradecimentos, alegria, melancolia, enfim uma gama de situações em que vivemos. Esperamos ser atendidos por Deus, mas a pressa e o imediatismo podem nos levar ao desânimo porque não seremos capazes de esperar a “justiça” que buscamos na nossa oração. Para mim desistir de rezar é desistir do sonho que buscamos ser realizado em Deus através da minha fé. Poderemos desanimar também! Já vi muita gente falar que rezou, rezou e Deus não atendeu. O problema é que me esqueço sempre que as minhas conquistas devem ter dois elementos: Deus e minha busca e vontade, a força e a sabedoria de Deus e minha força em fazer acontecer. Os dois caminham juntos e vejo que há confusão nesse sentido. Haverá um momento que vamos sentir o cuidado especial de Deus agindo em nossa vida. Jesus é muito inteligente ao fazer a comparação. Veja: Se um juiz iníquo, poderoso se vê na obrigação de fazer justiça, quanto mais Deus, que é pai, amigo não vai nos ouvir. Pedir a Deus é importante, mas não podemos nos esquecer que também Deus conta com nossa ação. Nesse sentido o Documento 94 (diretrizes gerais da ação evangelizadora de Igreja no Brasil) no numero 61 vai falar do compromisso da Igreja com a vida diante da miséria, dor, contradições que vemos todos os dias, tanto nos outros como em nós mesmos... Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da Vida. Por isso termino esse pequeno comentário apelando mais uma vez: Para mim,  desistir de rezar é desistir do sonho que buscamos ser realizado em Deus através da minha fé. E nós não podemos sonhar sozinhos.
O EVANGELHO ME FAZ REZAR... Jesus mestre da vida,  quero ouvir seu chamado e quero discernir o que é bom para mim e para os meus irmãos e irmãs. Quero fazer a escolha certa, mesmo que seja diferente da maioria das pessoas. Quero escolher o caminho que o Senhor me aponta hoje no evangelho, sobretudo o caminho de uma oração que me leve para a harmonia com todo o ser criado. Não quero olhar para os lados e me arrepender das minhas escolhas em favor da vida, mas denunciar todo tipo de morte e injustiça. Amém!

Frei Alberto  Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário