sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 27 DE DEZEMRO - DIA DE SÃO JOÃO EVANGELISTA E APOSTOLO


ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE JOÃO 20,2-8
Ela saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, e o outro discípulo correu mais depressa, chegando primeiro ao túmulo. Inclinando-se, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu.

COMENTARIO

A Igreja celebra hoje a festa de São João Apóstolo e Evangelista e por isso mesmo nos coloca o evangelho que vemos acima.  O texto vem logo após a morte de Jesus como sendo o maior sinal de vida devido a sua ressurreição e o texto de hoje vai nos inserir no momento em que os discípulos vão descobrir que Jesus não morreu, mas ressuscitou. O evangelho mostra a corrida ao tumulo de Jesus e o discípulo amado (João) mais Pedro corriam muito ma  João vai chegar primeiro ao túmulo. É o relato das testemunhas da ressurreição que nos deixa um legado de perguntas a partir dela. Quem ressuscitou foi Jesus Cristo; Quem foi Jesus Cristo; Onde Ele viveu; Quem eram seus pais e família; O que ele fez (sinais); e como e onde ele nasceu, perguntas que se respondidas vão nos direcionar para a festa do natal, é o mesmo que contar o evangelho começando do fim. Por isso a festa de S. João Evangelista para mim é muito importante e tem muito a dizer sobre a vida de Jesus. Se lembrarmos a cena da cruz de Cristo quando o próprio Cristo olha para João, o discípulo amado e diz: “Filho eis aí sua mãe”, vamos entender o relacionamento entre os dois, de confiança num relacionamento familiar onde permitiria até mesmo um pedido de um filho antes da sua morte na cruz.  João viveu perto e ao lado de Jesus até a sua morte. Eram como irmãos numa mesma caminhada, sofrendo os mesmos sofrimentos, perseguidos nas mesmas perseguições. Acho que fica uma pergunta no evangelho de hoje: Será que temos somos capazes de viver ao lado de Jesus em todos os momentos da nossa vida? Parece que João viveu e criou uma ligação que continuou até mesmo depois da morte e ressurreição.

ORAÇÃO FINAL

Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário