quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 02 DE JANEIRO DE 2014



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE JOÃO 1,19-28

19. Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?20. Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo. 21. Pois, então, quem és? perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. 22. Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afina19. Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu?20. Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo. 21. Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. 22. Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?23. Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).24. Alguns dos emissários eram fariseus.25. Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?26. João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27. Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. 28. Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

COMENTARIO

O evangelho de hoje esta dentro de um conjunto onde vamos ver João dando seu testemunho. As autoridades preocupadas mandam pessoas conversar com ele para tirar duvidas ou saber algo de novo. A principio existe uma confusão sobre a figura de João. As autoridades achavam que se tratava de Jesus, mas João vai negar. Os enviados, sacerdotes  e levitas não poderiam retornar sem notícias então João vai dizer que Ele não é o  Messias, se era isso que os incomodava.

**João é o precursor

Aquele que vem antes, preparando os caminhos do Senhor, aquele que esta anunciando alguma coisa próxima ou vindoura. É o famoso batedor, que vai à frente preparando o espaço e as pessoas, e o ambiente se quisermos pensar um pouco mais adiante.  Os enviados fariseus confundem João com dois grandes profetas, pensavam na ressurreição dos mesmos, por isso perguntam:

“És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não”

Os judeus acreditavam que Elias viria antes que tudo acontecesse, ou seja, antes da libertação plena de Israel das mãos dos estrangeiros.  E o profeta a que referem é Isaías que anunciava constantemente a chegada do Salvador.  É bom lembrarmos que os Judeus esperavam um Salvador diferente de Jesus, com seus carros de batalha e seu exército e não um homem simples e pregador da paz. Diane da insistência dos “inquisidores” João simplesmente vai responder que ele não é o Cristo, o esperado.

**Mas afinal, quem é você João ?

“Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3).”

A resposta esta dada e ainda por cima ele cita o versículo de Isaías 40,3 :  

3 Uma voz grita: «Abram no deserto um caminho para Javé; na região da terra seca, aplainem uma estrada para o nosso Deus.

**E se você João não é o Messias porque batizas ?

É por isso que João era conhecido como o Batista, ou seja, aquele que batiza. O batismo de João não era um batismo de sangue e nem de fogo, mas de adesão. Mas aquele que já estava no meio deles, Jesus, que eles ainda não o conheciam iria batizar com o Espírito.
O batismo de João embora colocasse mais confusão na cabeça dos enviados dos fariseus, era um batismo onde a pessoa que aceitava estaria aceitando também a condição de esperar a manifestação plena do Salvador e segui-lo ou ajudar a anunciar a boa notícia da chegada do Messias.

**E qual a mensagem para nós hoje ?
.
- Que a mensagem da chegada de Jesus não foi tranqüila e ainda continua sendo uma mensagem que incomoda
- Que João, o Batista, enfrentava as pessoas com sabedoria de um profeta, indo à frente, e anunciando Jesus. Pedir á Deus essa sabedoria para a nossa vida
- Ir à frente de Jesus anunciando sua presença entre nós, é um clamor dos documentos da Igreja hoje
- Não ter medo de ser profeta

ORAÇÃO FINAL

Senhor, apesar das minhas fraquezas eu peço confiança para poder fazer como João Batista, anunciar a chegada de Jesus, o Deus conosco sem medo das conseqüências do anuncio. Amém !


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário