sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 13 DE DEZEMBRO

Advento
ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE  MATEUS 11,16-19
“Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: ‘Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes! ’ Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Tem um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras.”

COMENTARIO
“Com quem vou comparar esta geração?” disse Jesus no inicio do evangelho de hoje. Quem é essa geração de que fala o evangelho de hoje?  São as pessoas do seu tempo que viam sinais tanto de Jesus como de João e não acreditavam. Existe um texto paralelo: Lucas 7:31—35 que praticamente fala a mesma coisa e tantos outros que sugerem uma geração que já não pensava numa mudança do jogo, do jugo, da escravidão para uma vida de liberdade. Passaram a agir como se não tivesse mais volta, ou como se tudo estivesse perdido. Veio João e Jesus e isso deveria trazer de volta o orgulho, a esperança, mas não era o que eles viam. Há comentários que falam de atitudes infantis, eu prefiro dizer que eram atitudes sem esperança. Quando se perde a esperança  se perde a confiança e não será isso que esta acontecendo neste evangelho de hoje ? As estruturas, sejam elas religiosas ou políticas do tempo de Jesus eram antigas e mandavam a muito tempo criando assim uma mentalidade de não mudança, de não esperança, de que tudo estava certo e não adiantaria querer mudar nada, pois nada seria mudado, tudo era inerte.  Jesus vem com a mensagem nova de liberdade, mas sua mensagem contrasta com a ideologia do seu tempo. Embora com uma força inestimável, porque a liberdade tem uma linguagem diferente da dos opressores, a manutenção da opressão tem outra linguagem que é a força, o poder, o medo que leva para a manutenção de tudo que já existe sob a vigilância para que ninguém mude de “partido” ou o caminho. Da para entender as atitudes daqueles que não cantavam e nem dançavam, mas não podemos esquecer que ainda hoje tem gente que não quer dançar e nem cantar, vivendo uma vida estéril, longe dos valores de Jesus cristo, vivendo como auto-suficientes como semideuses que não precisam de ninguém, nem ao menos de Jesus Cristo.
ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida . Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário