quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 26 DE DEZEMBRO



ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE MATEUS 10,17-22
 “Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”

COMENTARIO
Estamos no capítulo de 10 de Mateus e esse cappitulo vai falar da missão. A primeira coisa importante neste discurso é Jesus mandando seus discípulos para a missão, só que, desta vez vai dar a eles o seu poder (10,1) , Esse poder dado por Jesus correspondia a expulsar espíritos maus e  curar os enfermos. Jesus vai enviá-los com algumas recomendações: “Não tomem o caminho dos pagãos e não entrem nas cidades dos samaritanos. É importante dizer que este evangelho de Mateus apresenta Jesus como aquele que veio trazer a justiça em primeiro lugar para os judeus, daí se justifica (10,5-8). O anúncio deveria ser o mesmo para todos, ou seja, “ O reino de Deus esta próximo”. Jesus vai ensiná-los também como eles devem desenvolver a missão e depois entramos nos versículos de hoje. A missão não será fácil porque eles estarão como ovelhas em meio a lobos e por isso devem ser prudentes  como as serpentes e simples como as pombas. A missão dos discípulos causará o mesmo impacto da de Jesus, ou seja, vai contrastar com a vontade e interesses  de grupos dominantes que querem prender Jesus Os interesses de muita gente serão atingidos e por isso provocará grande perseguição levando-os à morte, Mas existe no texto um consolo, uma ajuda importante, trata-se do Espírito Santo o que dará aos discípulos forças necessárias para perseverarem  na missão . A única coisa que pode atrapalhar será o medo pois ele desestabiliza qualquer projeto, mesmo sendo um projeto do Reino. Este evangelho no coloca na missão, mas não podemos pensar que hoje sereia diferente do tempo de Jesus. Ao contrário hoje teremos as mesmas dificuldades, por isso quem se sentir chamado para pregar o evangelho deve seguir esse evangelho de hoje ou ler o capitulo 10 de Mateus e guardá-lo como um livro guia. O mais importante é que o missionário hoje não pode deixar de levar a palavra só porque sente medo, afinal, o mesmo espírito continua presente na Igreja e presente na missão guiando-nos

ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. Quero anunciar o seu evangelho mesmo que haja o perigo que vemos no evangelho de hoje

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário