sábado, 21 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 21 DE DEZEMBRO

Advento

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 1,39-47

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

COMENTARIO

**Um belo encontro de duas preciosas mães e dois preciosos filhos

É o evangelho do encontro de Maria com Isabel. E nesse encontro de duas mães vamos ter o encontro de dois preciosos filhos. De um lado, Isabel, já com idade avançada esperando João Batista e do outro lado Maria, jovenzinha, agraciada por Deus. “Alegre-se, cheia de graça! O senhor está com você”. Um cumprimento que tem um significado grandioso para todas as nações. Afinal esse encontro era muito esperado. Isabel sabia que Maria carregava no seu vente o Salvador Jesus Cristo, aquele que vem tirar o pecado do mundo, curar as enormidades doloridas das pessoas sofridas, que veio fazer andar aquele que já não se locomove e enxergar aquele que não consegue enxergar mais, seja por uma cegueira natural ou por uma cegueira ideológica. É por isso de forma reduzida que podemos dizer que esse encontro é um encontro especial em tudo.

**O Mundo começa a gerar a salvação

 E daquele momento em diante começa a ser gerado, não somente mais um varão, mas o salvador, Com seu sim Maria não apenas autoriza sua gravidez mas também a geração da salvação. Para Deus tudo é possível, até mesmo dar a Isabel na velhice um filho. Maria vai ao encontro de Isabel na região montanhosa, a uma cidade da Judéia. A visita de Maria não é turística, mas missionária e nessa missão vai entender um pouco mais  o grande mistério que envolvia não somente ela, mas também sua prima. O encontro da simplicidade capaz de reconhecer a presença divina.

**Esse encontro é um encontro de descobertas mútuas

Foi o momento da descoberta da resposta para a grande pergunta: “ O que será que Deus quer de nós ?” Isabel vai descobrir aos poucos que ela estava gerando o precursor do Messias e Maria vai entender o mistério de que falavam os profetas e seus antepassados, ou seja, Ela descobriu que a Palavra se fez verdadeiramente carne e habitou entre nós.

** Fica algumas perguntas para respondermos hoje

*Será que permito esse encontro especial com Jesus em minha vida como foi o encontro entre Isabel e Maria ?
*Maria começa a gerar a Salvação para o mundo : Como posso ajudar nessa tarefa de gerar Jesus na vida das pessoas. Fazer Jesus nascer na vida das pessoas, sobretudo as mais afastadas da Igreja?
* O Natal deve ser um dia de descobertas. O que repreenta a cena do presépio na nossa vida?
* A percepção da presença de Deus na nossa vida seria um caminho de meditação individual hoje. Como Deus esta agindo em nós, quais os sinais, e será que estou sendo humilde o suficiente para aceitar essa presença?

ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida . Amém!

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário