quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 28 DE NOVEMBRO


 PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE LUCAS 21,20-28
“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judéia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória . Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

ENCONTRAMOS NO EVANGELHO DE HOJE...
1)               Jesus continua o discurso escatológico, falando do final dos tempos
2)               Fala da destruição de Jerusalém, fuga das cidades, dias de vingança etc
3)               As nações ficarão perdidas, angustiadas
4)               Pessoas com medo e desmaiando
5)               Por fim fala da segunda vinda do Filho do Homem.

MEDITAÇÃO
Estamos vendo quase todos os dias esses textos escatológicos e estamos repetindo as mesmas coisas.
Havia muitas especulações sobre o fim do mundo e essas especulações também tomavam conta de alguns discípulos de Jesus. Em São Paulo vamos ver também sinais dessas interferências  e Paulo vai chamar a atenção porque aquilo tudo estava dando problemas nas comunidades. Também entendo que naquele tempo qualquer fenômeno atmosférico causava medo pois ninguém possuía uma resposta , mas serviam para que fossem usados para se falar do fim iminente. Lucas prefere usá-los para dizer que cada um deve se preparar melhor, ou seja, viver melhor a fé, procurar colocar em pratica a vontade de Deus. Buscar a libertação fora de Cristo é continuar patinando numa estrada que não nos levara a nenhum lugar. Todas as vezes que vivemos num mundo de medo por causa de acontecimentos que não explicamos, a tendência é o fechamento, mas o evangelho manda erguer a cabeça porque a libertação em Cristo esta próxima. Ele é a libertação.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Amém

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário