sábado, 4 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 04 DE JANEIRO


ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE JOÃO 1,35-42

Naquele tempo, 35 João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

COMENTÁRIO
**João Batista apresenta Jesus e propõe uma vida nova para quem o escuta
Dois discípulos passaram a conhecer Jesus porque João Batista havia anunciado.  Esse anuncio de João faz parte do seu ministério, ou, do seu profetismo.  Anunciar Cristo como o Cordeiro de Deus como vimos ontem. Aquele que vem dar a vida como um cordeiro para salvar a todos. O anuncio de João é convincente e ele faz discípulos novos. Há um ensinamento aqui: Quando apresentamos Jesus para alguém  poderemos ter duas respostas : Sim ou Não.  O evangelho de hoje mostra um “sucesso”, ou seja, algo de bom aconteceu dois novos discípulos passaram a seguir Jesus (V.37). Seguir Jesus é ir ao encontro dele, é segui-lo de perto, estar juntos, conviver juntos, ir a fundo e foi exatamente o que os discípulos novos fizeram.
**Aproximar-se de Jesus é permanecer ao lado do amor
Essa é uma catequese do Evangelista. Quem ama Deus e faz a sua vontade se aproxima de Jesus, sem medo, se receios porque Deus é Amor e permanecendo em Deus se permanece no amor  e isso tem um resultado positivo na vida da pessoa que é fugir da escuridão porque Jesus é a Luz . Os discípulos não passam por despercebidos. Jesus os vê e os convida para conhecer sua morada. Um gesto de acolhida por parte de quem conhece Jesus e  outro gesto de acolhimento por parte de Jesus:
“39 Jesus respondeu: “Vinde ver”.
Para Jesus estar com ele não é somente um gesto informal, mas sim um gesto acolhedor e de conhecimento de quem seja o Messias. Ele leva os discípulos e partilha um pouco sua vida, sua casa e os convida a permanecer juntos por alguns momentos, mas aos poucos esses momentos vão se transformando em dias, meses e uma vida toda. Isso só acontece com quem acredita e aceita a proposta de Salvação. É o mesmo que se desinstalar para se reinstalar de novo, agora com um novo sentido na vida.
** Falar de Jesus é fazer novos amigos e companheiros
No V.40 vemos que um dos dois que se converteram a Jesus era André e vamos perceber que quando conhecemos Jesus a nossa alegria se torna contagiante e queremos que mais pessoas venham conosco. André encontrou o Messias e essa notícia era muito importante para ficar somente com ele, por isso, a exemplo dos pastores da noite de Natal corre ao encontro do seu irmão Simão para falar-lhe da boa nova. Nós encontramos o Messias, o esperado e venha conhecê-lo também. Essa alegria é mesmo contagiante e Simão também vai segui-lo. Isso acontece quando falamos de Jesus para as pessoas e elas contam para outras e assim esse efeito positivo vai tecendo uma nova comunidade cheia de esperança.
**Não somos estranhos para Jesus
- Talvez esse seja um dos  principais ensinamentos do evangelho de hoje
- Alguém nos fala de Jesus e Jesus se apresenta para nós
- Jesus não nos quer apenas em momentos da vida, mas quer que fiquemos com ele
- Levar Jesus para os outros é a certeza de não caminharmos sozinhos , e como é bom saber que caminhamos com Jesus e muitos irmãos nos acompanham


ORAÇÃO FINAL

Senhor, apesar das minhas fraquezas eu peço confiança para poder fazer como João Batista, apresentar Jesus para as outras pessoas e assim criar em nosso meio uma nova comunidade de amor, respeito, partilha e justiça. Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário