sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 24 DE JANEIRO



Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 3,13-18

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele.14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar,15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Terceiro passo – meditar a palavra

No evangelho de hoje vemos Jesus agora no monte e chamando as pessoas que ele escolheu, ou como diz o texto, os que ele quis chamar, escolher, capacitar. Jesus escolhe quem ele quer escolher, e na maioria das vezes vemos pessoas do meio do povo,  sem muito estudo, ou com profissões diversas. Ele chama e espera somente uma resposta positiva para que a pessoa comece a evangelizar.

Jesus chama os Doze para pregar a Palavra

O evangelista não poderia ter feito melhor do que fez e colocou Jesus escolhendo os doze apóstolos para ficar com ele, fazer os mesmos caminhos, evangelizar, pregar a palavra  e tudo isso com autoridade para expulsar demônios. Jesus quando chama eles para uma missão lhes  da condição para que o apóstolo se sinta capaz de  exercer  sua missão. Os doze receberam de Jesus autoridade, força, um poder diferente dos poderosos do seu tempo que consistia em libertar as pessoas endemoniadas, ou com espíritos maus, o que, resumindo, chamou-os para ajudar a devolver a dignidade para aquelas pessoas oprimidas. Jesus forma seu grupo do jeito que quis como diz o salmo 115,3  :    3         O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja.

A escolha de Jesus é uma vocação

 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome (João 15,16)

Jesus os escolheu, vocaionou-os para ir à frente e conviver com Jesus. O importante para aquele momento era conviver, aprender, ouvir e praticar tudo o que Jesus ensinava e poderem produzir frutos na missão e para que aqueles frutos permanecessem vivos produzindo mais frutos ainda e com a força que vem de Deus pois Ele Dara para quem aceitar a missão tudo o que pedir , ou seja, Deus não abandona quem Ele escolhe mas ampara.
Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, hoje vimos na sua palavra que o Senhor escolhe quer para que a missão continue firme e produzindo frutos para o seu Reino. Daí-nos vocações livres e fortes, pessoas que aceitam seu chamado com firmeza e fé. Abençoai os que hoje se colocam como discípulos do seu Reino, amparando-os com sua  força e proteção. Amém
Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração. 

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, como posso viver o evangelho hoje seguindo os mesmos passos de Jesus. Como posso ser discípulo hoje em minha família, no meu trabalho, na sociedade e em todos os momentos da minha vida.


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário