segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 20 DE JANEIRO

Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Evangelho de Marcos 2,18-22
Naquele tempo, 18 os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19 Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

O que vemos no texto hoje

Lendo e relendo o evangelho de hoje vejo um questionamento sobre a prática do jejum vivido pelos discípulos de João e os fariseus e os discípulos de Jesus. Percebe-se uma crise sobre as prescrições judaicas e a liberdade em Jesus Cristo.

Refletindo o evangelho
Vários motivos para se fazer JEJUM

Nós católicos fazemos jejum e um período especial para nós é na quaresma. Mas também fazemos a diferença entre jejum e abstinência. Jejum é uma abstinência total ou parcial de algum alimento ou bebida e a abstinência é deixar de consumir alguma coisa que gostamos. O bom é abster-se, mas transformar essa abstinência em alguma coisa melhor para si ou para outra pessoa. Outras religiões ou pessoas em particular fazem jejuns com objetivos específicos e em alguns casos fazem jejum até mesmo da água.

E no evangelho de hoje QUAL É O SIGNIFICADO DO JEJUM

Em primeiro lugar vamos relembrar que o jejum para os judeus era uma prescrição que deveria ser seguida como sinal da espera da manifestação da salvação, ou do Messias, o que causava dor e com isso se implorava pelo perdão de seus pecados.
O evangelho fala que os discípulos de Jesus não faziam jejum e não deveria ser motivo de estranheza para os que acreditavam em Jesus como o Cristo. Afinal de contas O Messias já estava entre eles e o tempo de espera terminou, não tendo assim motivo de fazê-lo. Jesus fala  dele mesmo enquanto esta junto com os discípulos, comparado com a presença do noivo para uma nova Aliança, um novo casamento com a humanidade, depois de tantas alianças de Deus com o seu povo, mas quando Ele for julgado e morrer na cruz, seus discípulos poderão fazer novamente jejuns. . 20 Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 

É preciso reconhecer o NOVO

Jesus era o novo, e esse era o grande problema, sobretudo para os fariseus que não viam Jesus como o Messias. O novo estava entre eles e eles não conseguiam ver, não conseguiam enxergar, nem ouvi-lo com atenção, nem aprender os novos ensinamentos. Assim sendo, para os fariseus cumprir os preceitos que eram muitos   deveria ser visto como algo mais importante do que os sinais que Jesus demonstrava. Com Jesus muita coisa ficou ultrapassada, e praticá-las seria incoerência. Seria a mesma coisa de colocar remendo novo em roupa velha ou vinho novo em odres velhos.

E o que o evangelho NOS SUGERE HOJE

Respeitando-se aqueles que fazem jejuns e gostam de fazê-lo, sobretudo um jejum e abstinência que visam melhorar a saúde da pessoa, é preciso também olhar para a nossa vida de cristãos e superar a tentação de fazer de nossa fé um depósito de superstições ou prescrições que não levam a lugar algum;  superar o legalismo que ainda continua vivo e forte entre nós.


Oração Final
Senhor, daí-me a força de transformar a minha fé numa fé profunda, cheia de sentidos para a minha vida e a vida dos meus irmãos. Que eu não caia na tentação de transformar a vivência cristã em prescrições e que eu consiga passar de uma religião legalista para uma religião da liberdade com responsabilidade e sem discriminações. Amem !
  Frei Alberto Pegoraro

  freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário