segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 23 DE DEZEMBRO


ADVENTO

ORAÇÃO INICIAL
 Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo  será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 1,57-66
Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não. Ele vai se chamar João”. Disseram-lhe: “Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!” Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome!” E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.
COMENTÁRIO

Deus tem um projeto para todos. Creio que fazer as pessoas aceitarem isso é uma tarefa muito difícil. Às vezes até nos mesmos temos dificuldades para entender qual é esse projeto. Acho que quando falamos em projeto pensamos logo em grandes projetos, como vemos na televisão, nas grandes empresas e ficamos perguntando onde é o meu lugar nisso tudo.

 No evangelho de hoje vamos perceber que Deus tinha um projeto para aquela criança que Isabel estava gerando. O projeto vai se manifestar depois que ele nasce, mas já pelo nome escolhido pelo Pai Zacarias da para se ter uma idéia de que o projeto de João seria mostrar ao mundo que Deus tem piedade, de mim, de você, dos vizinhos, dos irmãos das nossas comunidades. 

Já falamos anteriormente que a gravidez de Maria não era somente uma simples gravidez, mas um projeto que ela gerava para toda a humanidade. Então para fecharmos esse ponto quero dizer que Deus tinha um projeto em João que era manifestar a piedade de Deus para todos nós. 
No diálogo do evangelho alguém vai retrucar Isabel  dizendo que ninguém na família tinha aquele nome, talvez porque repetir um nome seria manter uma tradição ou manter viva a memória de alguém importante da família. O nome de alguém tem muito a dizer desse alguém e no caso de João seu nome seria conhecido por todos porque ele vai ser o precursor de Jesus, vai anunciar que novos tempos chegaram até batizar seu primo. O seu nome vai  passar a ser conhecido como um grande profeta que incomodava aqueles que praticavam a iniquidade, Herodes que o diga. Zacarias, mudo, vai escrever o nome do filho que combina com a escolha da mãe e veja que interessante:  

No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: “Que vai ser este menino?” 


Foi um fato tão importante que já começaram a falar do acontecido e a perguntar o que estaria sendo reservado para aquela criança. João nasceu num momento de desesperança, pobreza e falta de vida e tudo o que cerca seu nascimento vai sendo noticiado como o inicio de algo novo que estava sendo tramado. De fato a mão do Senhor estava com ele e o povo vai começar a reacender a esperança. Todos esses fatos cercam o nascimento de João e não são fatos isolados porque essa espera durou mais de mil anos até começar a se concretizar as promessas de Deus.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, que nas minhas deficiências humanas eu não escandalize qualquer irmão. E se escandalizar, que eu tenha a coragem de ir ao seu encontro e pedir perdão. Se eu ganhar novamente o meu irmão que eu trate-o como a flor mais bela da minha comunidade.
Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário