sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 22 DE NOVEMBRO

P A L A V R A   DE   S A L V A Ç ÃO

EVANGELHO DE LUCAS 19,45-48
Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”. Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

 ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

O EVANGELHO NOS FALA QUE ...Jesus vai ao Templo e vê que o Templo, lugar sagrado havia se transformado em lugar de comércio com moeda própria e venda de todos os tipos de animas que eram permitidos aos peregrinos oferecer. Jesus não vai aceitar a situação e com isso entra em choque com os os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Acho que podemos começar com as Palavras de Jesus: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Assim sendo, Jesus não concorda com o que via no templo. Tudo aquilo que seria normal num mercado estava acontecendo no Templo. No numero 62 do Documento 94 vemos um apelo:“É pelo amor-serviço à vida que o discípulo missionário haverá de pautar seu testemunho, numa Igreja que segue os passos de Jesus, adotando sua atitude”,83 sendo pobre,despojada, sem bolsa nem alforje, colocando sua confiança unicamente no Senhor (Lc 10,3-9). Sem bolsa e sem alforje é o modelo de Igreja que Jesus não via no Templo. Mas é a proposta tanto do documento de Aparecida como o Documento 94 da CNBB que deve  nortear a nossa ação pastoral. A busca de uma Igreja despojada vai ao encontro das Palavras do Papa Francisco no Brasil e mais ainda ao encontro das Palavras de Jesus.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR... Senhor diante do seu apelo no evangelho de hoje, daí-me uma vida voltada para a prática das suas Palavras e que eu consiga na minha pequenez ajudar a instauração do seu Reino. Amém!

O EVANGELHO ME LEVA hoje a pensar o nas vezes que queremos transformar nossas Igrejas em lugares de troca com Deus.


Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário