terça-feira, 21 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 21 DE JANEIRO



FOTO - PARÓQUIA EM MOVIMENTO

Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 2,23-28

23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25 Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

Terceiro passo – meditar a palavra

No calendário de Israel, o sábado era o sétimo dia da semana onde se devia guardar como sendo um dia sagrado e de observância religiosa...não estava ligado ao templo mas às sinagogas(Dicionário Bíblico John L. Mckenzie).

Mas, para Jesus essa observância  já deveria estar ultrapassada

O sábado foi feito para o homem e não o contrário, Jesus vai dizer no versículo 27 e isso já é o bastante para explicar este evangelho.  O judaísmo vivia uma religião voltada às leis e normas e por isso era mais importante guardar um sábado do que infringir uma norma considerada sagrada.

Guardar o sábado era muito antigo como vemos abaixo

Êxodo 20,8-128 Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 10 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. 11 Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.12 Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus  a você.

Ou
Deuteronômio 5,12-16 - 12 Observe o dia de sábado, para santificá-lo, como ordenou Javé seu Deus. 13 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 14 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça trabalho nenhum,nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem qualquer um de seus animais, nem o imigrante que vive em suas cidades. Desse modo, seu escravo e suaescrava poderão repousar como você. 15 Lembre-se: você foi escravo na terra do Egito, e Javé seu Deus o tirou de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Javé seu Deus ordenou que você guardasse o dia de sábado.16 Honre seu pai e sua mãe, como Javé seu Deus lhe ordenou, para que sua vida se prolongue e tudo corra bem para você na terra que Javé seu Deus agora lhe .


O problema não era guardar o sábado, mas como isso era feito

Olhando para os dois textos, tanto Êxodo como Deuteronômio vemos que originalmente guardar o sábado tinha muito significado para os israelitas:  era um dia de descanso para todos, inclusive os escravos; recordava a criação do  mundo e de como Deus também descansou; trazia na memória as Alianças de Deus com seu povo, porém vemos que essa prescrição foi aos poucos se tornando pesado para os próprios judeus e já não se via como algo para relembrar a história e glorificar a Deus mas sim como algo pesado e nada produtivo para a libertação das pessoas.

Temos um confronto entre Jesus que quer preservar a vida  x regras que não levam em conta a vida mas sim a lei

Já falamos aqui outras vezes, as leis eram boas, mas oprimiam as pessoas. Uma lei só deve ser considerada boa e isso serve também para hoje, se essa lei criar vida, melhorar as condições do povo, e Jesus não via isso nas regras, prescrições e leis que os fariseus levavam tão a sério.  Já vimos aqui a lei imposta aos leprosos, ou o que eles falavam sobre a febre ( febre da sobra de Pedro por exemplo) , tudo isso era sinal de opressão e não mais de vida. Entrar no milharal em dia de sábado e comer algumas espigas para Jesus não era trabalho e sim a preservação da vida daquelas pessoas que possivelmente estavam com fome.

Quarto passo – rezar a palavra

Jesus, mestre da vida, que eu saiba dar mais valor à vida das pessoas e consiga superar as regrinhas que eu mesmo constituí  na minha vida e que atrapalha tanto a mim no meu relacionamento com o Senhor e as pessoas que me cercam. Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração


Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, o que fazer diante das leis e normas que não geram vida hoje. Onde elas estão o que fazer para melhorar a minha vida, e também a vida das pessoas que me cercam dando vida á Palavra que hoje Deus me manifestou.


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário