terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 17 DE DEZEMBRO

Advento
ORAÇÃO INICIAL
 Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

EVANGELHO DE MATEUS 1,1-17
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, Judá gerou Farés e Zara, de Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manasses gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.

COMENTÁRIO
Não me lembro onde vi uma pessoa tentando explicar o motivo das genealogias como esta do evangelho de hoje, mas gostei da idéia: Olhe para a sua carteira de identidade e você vai encontrar ali a data do nascimento e entre outras coisas a genealogia, ou seja, o nome do pai e da mãe. Inclusive estou olhando a minha identidade agora e alem dos dados que já mencionei, encontro a naturalidade, o lugar onde nasci  e na frente o Registro geral e a data em que a carteira foi feita com numero de série e outro numero. A minha carteira de identidade tem muito a me lembrar: Meu pai já falecido que era um homem trabalhador o primeiro filho homem da minha avó Inês e meu avô Orlando, um dos quatorze filhos dos meus avós,  acho que ele era o segundo na linhagem; minha mãe que mora comigo e esta com Alzheimer e só lembra coisas do passado mas me faz lembrar também dos meus avós maternos. Veja quantas informações tem a sua identidade. Olhando agora para o evangelho de hoje vejo que Jesus tinha uma descendência enorme como se eu fosse falar: Alberto que era filho de Moacir que era filho de Orlando e Inês que gerou Mauro, Milton, Antonio, Orlando filho, Irene, Romilda, Dalva, Bete, Inês, Mafalda  e fosse lembrando  quem cada um desses tios e tias geraram. É uma maravilha, uma árvore genealógica muito interessante e o melhor, lembramos de pessoas que se quer vemos todos os dias, mas que estão na nossa mente.
Mas voltando agora para o evangelho, quando vemos Mateus preocupado com uma genealogia tão grande vemos também a preocupação de fazer Jesus ser aceito pelos Judeus mostrando de onde ele veio, que eram seus avôs, seus parentes e mais ainda, ele era o cumprimento das Palavras dos Profetas, e com isso mostra que Deus tinha um projeto para aquele povo, projeto que foi aos poucos se firmando e formando até chegar a Jesus. É o cumprimento das promessas feito a nossos pais  com diz o Benedictus “ E fez surgir um poderoso salvador, na casa de Davi seu  servidor, fiel ao seu amor ...E a promessa feita a Abrão e nossos pais...”
Acho que podemos dizer que a genealogia de Jesus nos mostra tanta gente importante, mas tinha também muita gente simples a espera da salvação. E nada melhor do que olharmos para o evangelho de hoje para lembrarmos que Deus tinha um projeto muito antigo e que foi se formando a partir dos antepassados de Jesus e que chega até nós. Deus quer instaurar através de Jesus o seu reino até nós.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, que nas minhas deficiências humanas eu não escandalize qualquer irmão.
E se escandalizar, que eu tenha a coragem de ir ao seu encontro e pedir perdão.
Se eu ganhar novamente o meu irmão que eu trate-o como a flor mais bela da minha comunidade.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário