terça-feira, 26 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 26 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO

EVANGELHO DE LUCAS 21,5-11

Naquele tempo: 5 Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 'Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído. ' 7 Mas eles perguntaram: 'Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? 8 Jesus respondeu: 'Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' - e ainda: 'O tempo está próximo. ' Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.' 10 E Jesus continuou: 'Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 

 ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito  e tudo será criado  e renovareis a face da terra. Oremos:Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Segundo o mesmo Espírito. Amém!

O EVANGELHO NOS FALA QUE...

Jesus esta diante de magnitude do Templo, feito com belas pedras e com as grandes ofertas e uma peregrinação enorme de pessoas anualmente. Mas Jesus já esta cansado de ver em que transformaram o templo e de como eles admiravam tudo aquilo. Mais uma vez entra em cena os sinais catastróficos.
MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS
Estamos vivendo uma febre de construções enormes tudo em nome de Deus, como também o aparecimento de religiões todos os dias que possuem um discurso apocalíptico. A isso tudo podemos acrescentar  as ideologias de uma teologia da prosperidade, ou seja, Deus, mercado, prosperidade e milagres tudo a partir do mercado da fé. Muitos estão vendendo a idéia de seu deus e não de um Deus verdadeiro. Jesus não vai achar nada disso engraçado, mas sim danoso para o ser humano. Era preciso falar ao menos para os seus discípulos para que eles não entrassem naquele clima de fim do mundo catastrófico ou deixar-se envolver pela grandiosidade que viam no Templo. Por isso Jesus vai dizer: ' Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras... Afinal pedra não ficara sobre pedra, pois a verdadeira religião não se baseia no triunfo do mercado mas sim nos valores que cada ser humano aceita e coloca como pratica de vida voltada ao Reino verdadeiro que Jesus esta proclamando. A Igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).(citação do Doc. 94 numero 11)

O EVANGELHO ME FAZ REZAR... Senhor, que eu saiba amar e aprenda a respeitar mais as pessoas simples e humildes que buscam a realização plena do seu Reino. Daí-me um coração simples e que eu não seja tentado a proclamar valores contrários aos seus valores. que jamais me falte a confiança na sua misericórdia. Amém!

Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário