segunda-feira, 11 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 11 DE NOVEMBRO


EVANGELHO DE LUCAS   17,1-6
Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos. Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

PREPARAÇÃO -  Quero me preparar para a leitura de hoje com o salmo do dia: Salmo 139 
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

 -Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
-A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão
-Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.
-Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.


PRIMEIRO PASSO  (Ler com atenção o Evangelho de hoje procurando identificar aquilo que mais chama a sua atenção como, por exemplo, as pessoas envolvidas no texto, os diálogos, as ações e procure imaginá-las.)

ENTÃO O TEXTO ME DIZ QUE :
Jesus esta falando sobre escândalos e que escândalos são inevitáveis. São inevitáveis, mas aí daqueles que os praticam. Mas ao mesmo tempo Jesus orienta para que perdoemos o irmão que peca, mesmo que seus erros sejam abundantes e ele reconhecer e pedir perdão. Os apóstolos disseram para Jesus aumentar a fé deles e Jesus vai responder que a fé por menor que seja é capaz de coisas grandiosas.


MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS
O evangelho nos fala da conversão, uma conversão que nos leva a uma pratica de vida saudável, sem escândalos e pecados dos mais diversos. Jesus como sempre fala da misericórdia insistindo no perdão aos que erram e para isso vamos precisar também de uma grande conversão, pois o pecado do outro nos provoca e nos deixa desestabilizados. Os discípulos diante da bondade de Jesus e da dificuldade que temos para perdoar pedem para Jesus aumentar a fé, mas a fé não é uma questão de tamanho, mas sim de comunhão com a vontade de Jesus Cristo e uma vontade que deve nos levar à superação do ódio, a falta de comunhão, e a vida solitária e individualista. Todos precisamos uns dos outros e o melhor caminho para essa vivência se tornar agradável é assumir uma posição de amor frente aos irmãos, mesmo que grande sejam seus pecados. Nessa hora precisamos muito de solidariedade pois a negativa de perdão pode levar à perda definitiva de uma pessoa.


REZAR A PALAVRA DE DEUS ( é o momento de responder à Deus após ter escutado a sua Palavra. Não precisamos de formulas para esse momento. A melhor oração deve brotar do coração)

REZEMOS: Jesus mestre da vida quero ouvir seu chamado e quero discernir o que é bom para mim e para os meus irmãos e irmãs. Quero fazer a escolha certa, mesmo que seja diferente da maioria das pessoas. Quero escolher o que o Senhor escolheu hoje no evangelho, quero escolher estar ao lado das pessoas que mais precisam  para caminharmos juntos Não quero olhar para os lados e me arrepender das minhas escolhas em favor da vida, mas denunciar todo tipo de morte e injustiça. Amém!

CONTEMPLANDO - quero me calar para que o Senhor possa falar. Já sei Senhor. Quero sentir sua presença colocando em meu coração a sua vontade e me enchendo da sua graça.

DAI-ME A SUA BENÇÃO SENHOR  para que meus lábios anunciem suas maravilhas e meus olhos vejam a sua Salvação. Agora Senhor podeis deixar-me seguir o meu dia na certeza de que procurarei fazer a sua vontade. Amém!


Frei Alberto Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário