sábado, 30 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 30 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE MATEUS 4,18-22
Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

ENCONTRAMOS NO EVANGELHO DE HOJE...
1)              Jesus chamando seus primeiros discípulos.
2) Eles eram pescadores, portanto pessoas trabalhadoras e simples
3)        Eles se sentem felizes pelo convite e largam tudo para seguir Jesus.

MEDITAÇÃO
Hoje  Jesus chama seus primeiros discípulos: Simão e André e depois chama Tiago e seu irmão João filhos de Zebedeu. Nos quatro chamados vemos uma ação de Jesus e uma reação imediata dos vocacionados.  O chamado não era para assumir qualquer poder mas para serem pescadores de homens.Sempre gostei desse evangelho porque ele tem algo de imediato, pois o Reino não pode esperar, ou seja, Jesus os vê, faz o convite, eles ouvem e imediatamente deixam o que estão fazendo para segui-lo. Ha algumas considerações para se fazer : Em primeiro lugar mostra Jesus fazendo um chamado aberto, para todos, inclusive pescadores, pessoas simples e humildes, sem muito para oferecer materialmente, a não ser o seu trabalho.  Esse chamado de Jesus pode ser visto como um presente hoje quando vemos milhares de pessoas ouvindo Jesus e querendo  segui-lo. Esta bem dentro das propostas do Documento de Aparecida e do Documento 94 e não posso me esquecer que é uma exigência do Plano de Pastoral de tantas Dioceses como também é da nossa de Marília. Mais do que nunca é uma exigência do Reino manifestada incessantemente por Jesus. Por outro lado também existe uma máxima do ser humano que é não seguir quem ele não conhece. É claro que existem exceções, mas mesmo assim o evangelho de hoje me da uma certa  tranqüilidade em poder  reforçar a ideia de que só segue Jesus quem o conhece primeiro. André, Simão, Tiago, João para mim são figuras que representam os anseios de pessoas que querem algo de novo e se permitem buscar o novo, mesmo que o novo os destabilizem, os fazem sair da vida que levavam. Para mim eles  com certeza já conheciam Jesus e sabiam da beleza e importância de tudo o que ele pregava e só estavam aguardando o convite. É uma proposta atual que também se torna um convite para todos nós. Largar o que estamos fazendo para seguir o mestre, mas esse seguimento deve começar aqui bem pertinho de nós, indo ao encontro daqueles que estão afastados. As vezes um convite pode mudar a vida de uma pessoa. Jesus respeita a decisão de cada um, mas o projeto do Reino tem pressa.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Amém
Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário