quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 14 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
Evangelho de Lucas 17,20-25
Naquele tempo, 17 20 os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: “O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo”.
21 Nem se dirá: “Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”.
22 Mais tarde ele explicou aos discípulos: “Virão dias em que desejareis ver um só dia o Filho do Homem, e não o vereis. 23 Então vos dirão: ‘Ei-lo aqui; e: Ei-lo ali’. Não deveis sair nem os seguir. 24 Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia. 25 É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”. Palavra da Salvação.

Na Oração Inicial quero rezar hoje o Salmo 119,89-97
89        Javé, tua palavra é para sempre, é mais estável do que o céu.
90        Tua fidelidade continua, de geração em geração, como a terra que fixaste,          ela permanece
.91        Tudo existe até hoje conforme as tuas normas, pois as coisas todas servem a ti.
 92        Se tua vontade não fosse o meu prazer u  teria perecido na miséria.
93        Jamais vou esquecer os teus preceitos, pois é com eles que tu me fazes viver.
94        Eu pertenço a ti: salva-me, pois eu busco os teus preceitos.
95        Que os injustos esperem a minha ruína: eu sei discernir os teus testemunhos.
96        Eu vi o limite de toda perfeição: o teu mandamento se dilata sem fim.
97        Quanto eu amo a tua vontade! Eu medito nela o dia todo.


O que o Evangelho diz hoje-- A pergunta é: O que o texto nos diz? O leitor deve estar relaxado e acomodado sem se preocupar com ruídos exteriores. Deve ler atentamente o evangelho, uma ou duas vezes e responder a pergunta: O que diz o texto do evangelho de hoje? Ao descobrir o que o texto nos diz devemos guardar tudo  em nosso coração.Pois bem : O texto fala que os Fariseus estão interessados em saber sobre o Reino, quando ele viria e como vai acontecer. Jesus vai responder dizendo que o Reino já esta entre nós. Os sinais da presença do reino estão na pessoa de Jesus, nas suas Palavras, nas suas atitudes e não teria sentido essa preocupação sobre o fim dos tempos.

Um caminho de meditação- Os grupos no tempo de Jesus viviam na expectativa da manifestação do fim dos tempos. Isso parecia uma febre, como dizemos hoje em dia. Segundo eles o fim dos tempos viria acompanhado por catástrofes relatadas nos evangelhos.  Seria um momento de grandes transformações para a humanidade. Essas preocupações devem ter tomado conta também dos discípulos de Jesus e Jesus vai responder que o Reino já estava presente entre eles e muitos ainda não haviam percebido. Não cabe a nós sabermos quando vira o fim dos dias, mas sim gastarmos nosso tempo em viver plenamente o Evangelho, assumindo as suas conseqüências para melhorarmos o mundo em que vivemos ajudar as pessoas de nossas comunidades, assumirmos trabalhos em favor dos que sofrem, sejam na Igreja como nas instituições que procuram resgatar a dignidade do ser humano. Os sinais do reino estão entre nós, como pequenas quantidades de luzes acessas, mas um dia tudo vai convergir para Deus e teremos uma imensidão de luzes acessas anunciando a chegada final de um reino novo de justiça, paz e amor entre nós

Contemplação - Não devo dizer palavras, mas me manter em silêncio. Momento de entrega a Deus para que Ele possa se comunicar comigo e agir em meu pensamento e coração. Esse momento é de Deus que quer se comunicar conosco.

Oração Final - Jesus, Mestre da vida, ao ouvir hoje a sua Palavra  quero me comprometer com a sua vontade e fazer parte do seu grupo. Quero discernir o que é melhor para mim e para os meus irmãos. Quero fazer a escolha certa tendo como base os seus valores.. Quero escolher os irmãos e irmãs que o Senhor escolheu e caminhar junto com eles  para construirmos o tão sonhado Reino de amor, justiça e paz. Senhor que eu não me arrependa e nem olhe para traz e que eu seja capaz de denunciar todo o tipo de injustiça. Amém!

REFLEXÃO Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário