sábado, 26 de abril de 2014

EVANGELHO DO DIA 26 DE ABRIL

Evangelho de Marcos 16,9-15

9 Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14 Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”


Reflexão – Por Frei Alberto Pegoraro


O evangelho de hoje faz uma pequena síntese das aparições de Jesus após sua morte e ressurreição. Em pelo menos duas delas, a Maria Madalena e aos discípulos de Emaús os discípulos não demonstraram alegria, mas sim pessimismo, pois não acreditavam até que Jesus aparece também para eles quando estavam comendo. A falta de fé dos discípulos é conseqüência do próprio discipulado. Se lembrarmos bem, enquanto Jesus falava da cruz, um dia eles estavam disputando sobre quem era o maior, ou , enquanto Jesus caminhava fazendo o bem e curando as pessoas, demonstrando os sinais de que Ele era realmente o Filho de Deus, os discípulos procuravam proibi-lo de ir para Jerusalém como se fosse dessa forma que evitariam a morte do mestre, ou ainda quando Jesus estava no monte Tabor, os discípulos queriam ficar no alto, longe dos conflitos. Eles não entendiam o que Jesus falava porque talvez pensassem como os demais judeus que esperavam um rei muito poderoso e não simples como Jesus. Por isso o desânimo tomou conta deles. Jesus quer fazer eles saírem daquele estado e da a missão final: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Essa seria a missão dos discípulos, tornar Jesus conhecido por todos e mais do que isso, que é possível vencer a morte não somente pelas armas cometendo mais mortes mas pela fé e mudança radical de vida. Essa é a proposta para toda a Igreja de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário