segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 02 DE DEZEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE MATEUS 8,5-11
Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”. O centurião disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai! ’, ele vai, e a outro: ‘Vem! ’, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faze isto! ’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: “Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

ENCONTRAMOS NO EVANGELHO DE HOJE...
1)        Jesus exercendo a sua misericórdia sem tamanho;
2)        Que se encontra com todos indistintamente e não pergunta de onde é ou o que pensa.
3)        Ouvindo atentamente um homem que pede apenas para que Ele Jesus cure seu servo e a atitude misericordiosa de Jesus.

COMENTARIO
O Evangelho de hoje é muito bonito e eu como padre gosto de usá-lo quando vou dar uma unção dos enfermos. Vejo no evangelho a fama de Jesus que aumentava a ponto de um centurião romano ir ao encontro dele pedir em favor de seu servo que estava acamado e muito doente. Vejo também a disponibilidade de Jesus que nem sequer pergunta quem ele era, se era judeu, pagão, romano, mas deixa transparecer toda a sua misericórdia. ”. Ele respondeu: “Vou curá-lo”.  Apesar de ser um centurião, depois de tudo Jesus vai elogiá-lo dizendo que nunca tinha visto uma fé como aquela. . Jesus mostra que a misericórdia de Deus desconhece fronteiras ao atender ao pedido do pagão centurião e que ninguém pode cercar o Reino e demarcar como sua fronteira e isolar aqueles que não gosta. Em se tratando de pessoas Jesus não tem gosto e sim amor. Em se tratando do amor de Jesus não existem privilegiados de um lado e miseráveis do outro, somos nós que fazemos essas distinções. Jesus olha a fé do centurião e não existe nada mais eficaz nesse relacionamento do que a nossa fé, a verdadeira fé.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Que, apesar de minhas fraquezas eu não deixe o ódio tomar conta do meu coração e que fique longe de mim todo tipo de discriminação. Amém

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário