quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 29 DE JANEIRO



Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 4,1-20

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes:3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda,6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra.15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

Terceiro passo – meditar a palavra

Estamos diante de uma parábola.  Em 4,33-34  o texto explica porque Jesus usava de parábolas: 33 “Com muitas parábolas  semelhantes lhes expunha a mensagem, adaptada à sua capacidade. 34 Sem parábolas não lhes expunha nada; mas em particular, explicava tudo a seus discípulos”. No capítulo 4 de Marcos vamos encontra quatro  parábolas : A de hoje, semeador; a parábola da lamparina;  a parábola da medida, julgamento; e a parábola da semente de mostarda. São ricas em ensinamentos.

O tema central da parábola do semeador é a dinâmica do Reino

Em cima de uma barca, um lugar privilegiado que possibilitava ver todas as pessoas à margem, pessoas (uma multidão) que seguia Jesus em todos os lugares, pessoas oriundas do campo, simples e desprotegidas. A parábola do semeador tem muito do homem do campo, pois encontramos o semeador que semeia a semente em vários tipos de terra.  Jesus então para mostrar a dinâmica do Reino, como acontece e seus sinais,  vai ensinar aquele povo através de uma parábola.

O Semeador saiu para semear

O Reino já esta entre nós e Jesus e os apóstolos saem para semear a palavra e a palavra qual semente precisa crescer, mas vai depender do tipo de coração que vai recebê-la.

Jesus mesmo explica a parábola

Para entender a Parábola somos convidados a reler os versículos de 13- 20,  esta tudo ali, explicado pelo próprio Jesus. Para entender a Parábola é preciso estar vendo, refletindo e assimilando para a vida os ensinamentos de Jesus e estar disposto a segui-lo. Os modelos de terrenos aplicados na parábola servem para a comunidade ficar atenta aos perigos que estão ao seu redor e cabe-lhes evitá-los

Quarto passo – rezar a palavra

Somos convidados a fazer uma oração pessoal a partir da mensagem do evangelho. Não precisa ser uma oração pronta, mas o melhor mesmo é uma oração que brota do coração

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração 

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida.  O que faço com a Palavra de Deus que ouço nas missas ou nas minhas leituras diárias da bíblia? Que tipo de coração é o meu? Será que estou atento aos perigos que podem tirar de mim a possibilidade da palavra de Deus germinar?


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário