quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 01 DE JANEIRO DE 2014



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 2,16-21
Solenidade da Mãe de Deus
Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto.
E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.
Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.

COMENTARIO

**Os primeiros a receber a noticia do nascimento de Jesus

Foram os pastores. Eles foram os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus. Eles estavam pastoreando à noite e com certeza ao verem a estrela também ficaram espantados, ou talvez curiosos e foram ao encontro daquela luz. Os pastores, pela simplicidade de vida que levavam  eram vistos como pessoas de classe muito baixa pois não se encaixavam nas exigências do Templo e dos legalistas do Templo pois sua atividade não dava espaço para pensarem diferentemente e com isso não faziam a vontade da Lei por isso eram desconsiderados.  

**Olhando o presépio vemos a diferença social, mas não um Deus que faz diferença entre pessoas

Os pastores contrastam com três personagens, os Reis Magos. Vieram do Oriente com a fama de reis trazendo ouro, incenso e mirra. Tudo muito caro naquele tempo e só quem  pertencia a uma classe social mais considerada é que podiam andar por aí com esses presentes.  Para mim essa disparidade entre pastores de um lado e reis magos do outro já mostra quem é Deus, quem é essa luz e quem é essa Palavra como vimos ontem. Aos pastores Ele se apresenta humildemente e com sua humildade se apresenta como o Senhor do mundo diante dos senhores reis. Deus não se mostra nas diferenças sociais mas vai dar para a humildade dos pastores o privilégio de chegarem primeiro ao primeiro encontro de Deus com os homens. Na cena do presépio vemos uma integração  perfeita entre Deus, e o homem, os animais, a natureza o que me faz pensar numa unidade. Esse menino veio trazer a unidade perdida para o  individualismo

**Os simples pastores fazem sua parte levando para todos a noticia
“Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados.”

Muita gente gosta de comentar e espalhar notícias ruins, e tem quem gosta de ouvi-las, mas no caso dos pastores eles foram levar a notícia ao povoado em que eles pertenciam  Imagino como se deu essa notícia : carregada de emoção e alegria, afinal eles foram os primeiros a ver Maria, José e o Menino, e mais, foram os primeiros a ter contato com o fato que era promessa até então. A promessa virou fato e todos souberam do ocorrido, e ficaram admirados, porque justo ali perto deles aconteceu aquilo que seus pais falavam, ou seja, aquilo que o profeta profetizava. Mostra uma catequese sobre Jesus que quer envolver a todos, indistintamente e para isso conta com gente simples como os pastores e gente de posse como os reis magos. Jesus quer ser mostrado  para todos como la no presépio onde vi esses dias uma criancinha perguntar para a mãe quem era aquele menino ali deitado e quietinho. E a mãe num gesto catequético respondeu que era Deus.

**Falemos agora de Maria, afinal hoje celebramos a mãe do Salvador

O evangelho mostra uma mulher silenciosa, meditativa, que mais admirava do que falava, mais contemplava do que tocava. Ela já estava imbuída de todos esses acontecimentos e sabia que era algo muito especial. As vezes quando leio esse evangelho me da a sensação de que Maria ficava apreensiva porque Ela sabia que muita gente não queria mudanças e seu filho seria a mudança, a libertação de seu povo, a nova relação entre as pessoas, a justiça para quem se sentia injustiçado, a Luz como dissemos ontem para os que viviam nas trevas do mundo e do coração.

**Sabedora de que deveria cumprir também todos os preceitos

E não somente os preceitos do seu povo como circuncidar o menino, mas dar a ele o nome de Jesus, pois como dissemos acima, ela guardava tudo desde o principio.  Maria vai cumprir tudo como uma mulher e mãe faria  no seu tempo mas isso não vai tirar a beleza da ocasião, mesmo que ela tivesse que passar por um período de purificação e ir até Jerusalém dar esmola no templo.

**Acho que aprendemos alguma coisa hoje

- Deus se manifesta aos pastores e aos reis e com isso mostra-nos que Ele quer fazer parte da vida de todos.
- Que noticia boa deve ser anunciada e não somente noticias ruins
- Que a alegria que tomou conta dos pastores e do povoado deve ser a nossa alegria
- Mas aprendemos que MARIA ERA SILENCIOSA e como faz falta esse silêncio em mim.
- Que cumprir preceitos como Maria cumpriu não tirou a beleza do fato, e as vezes reclamamos quando chega o momento de batizar os filhos, arrumamos um montão de desculpas.

ORAÇÃO

Senhor, que eu saiba ser simples como os pastores, dar o melhor como os reis magos, me alegar com noticias boas, ser silencioso e guardar as coisas de Deus no coração e como Maria fez, contemplar mais as maravilhas de Deus. Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário