terça-feira, 19 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 19 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO


EVANGELHO DE LUCAS 19,1-10

Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causada multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

O EVANGELHO NOS FALA QUE...

- Evangelho imediatamente sucessivo ao de ontem que encerrava o capitulo 18 e que Jesus curou o cego.
- Hoje Jesus entra em Jericó e encontra Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos. Zaqueu era baixinho e não conseguia ver Jesus, mas Jesus vai vê-lo e vai até a sua casa. Mais uma vez, seguindo o que vimos ontem, Jesus vê e vai ao encontro.
- Vemos as murmurações, pois Zaqueu como cobrador de impostos era visto como grande pecador. Diante de Jesus Zaqueu promete devolver tudo o que cobrou a mais dos seus irmãos   e Jesus vai declarar que a Salvação entrou naquela casa.

COMENTARIO DO EVANGELHO

Antes de qualquer coisa quero lembrar mais uma vez que Jesus esta no meio do povo que se comprimia para vê-lo ou tocá-lo. Isso para mim é de grande importância, pois vemos o quanto o nome de Jesus já era conhecido pelo povo, geralmente pessoas simples. Em segundo lugar o papel do cobrador de impostos que era mal visto, pois ele era empregado dos Romanos, portanto, a serviço  do invasor. O maior problema de Zaqueu não era só ser mais um  pecador mas levar vantagens em cima dos próprios irmãos, isso sim era o grande pecado para eles. O evangelho de hoje me coloca dentro da grande busca do homem que é se encontrar com Deus na sua vida e a hora de Zaqueu havia chegado. Enquanto todo mundo queria crucificar Zaqueu Jesus vai chamá-lo para a vida. Jesus quer nos introduzir no convívio assim como fez no evangelho de ontem quando curou o cego. Mais uma vez Jesus demonstra um grande amor pelos pecadores arrependidos. Zaqueu para mim simboliza a humanidade que se vende aos desejos do poder e se arrepende diante da bondade de Deus. Ele fez a experiência da conversão, tão desejada e procurada por todos. O Documento de Aparecida nos aponta um caminho: A Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação e atualiza para nós a redenção de Cristo. ( Documento de Aparecida 278) 

O EVANGELHO  ME  FAZ  REZAR...Senhor que curou o cego e hoje curou Zaqueu livrando-o da busca incessante do poder e do dinheiro, dai-nos uma nova chance para podermos segui-lo e anunciar ao mundo o seu grande amor. Amém !

O EVANGELHO ME LEVA a rever hoje a minha vida para poder ver Jesus em meio aos meus pecados e nas pessoas com quem convivo ou com quem encontro no meu dia


Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário