terça-feira, 10 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 10 DE DEZEMBRO

Advento
ORAÇÃO INICIAL
 Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

EVANGELHO DE MATEUS 18,12-14
“Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos.”

COMENTÁRIO
O Evangelho de hoje esta dentro de um capítulo onde vai aparecer o tema do escândalo.
Mt 18,6 fala contra aqueles   que escandalizam  os pequeninos (queridos de Jesus). É  melhor pendurar uma pedra e ser jogado no fundo do mar.
O tema todo começa no inicio do capitulo 18 quando os discípulos perguntam para Jesus “quem é o maior no Reino do Céu”. A partir dessa pergunta desenrola-se todo o evangelho de hoje.
Jesus esta preocupado com o escândalo da busca do poder,  busca essa que afasta as pessoas mais simples. O poder quando não é bem administrado em favor da comunidade mata o espírito e com isso afasta as pessoas. Geralmente as mais afetadas por esses escândalos são as mais simples , os mais pequeninos, que não participam de nenhuma roda do poder., mas não podemos nos esquecer de que ha brigas de poder nas comunidades. Isso para mim que leio sempre as Cartas de São Paulo não é novidade, pois Paulo se via apagando incêndios com relação a briguinhas bobas que existiam nas comunidades cristãs. Ele até usa aquelas expressões de que Cristo é a Cabeça da Igreja e nós somos os membros, portanto, somos os membros a serviço de Cristo e não para propagarmos escândalos. Os grandes escândalos sempre estão na linha do poder, quem tem mais poder, quem é mais velho manda mais, esse grupo me pertence, você não lê na mesma cartilha do meu grupo, assim por diante. Somos comunidades de dons e esses dons devem estar a serviço da comunidade porque senão eles morrem. O maior dom é o amor.
Cabe à comunidade se afastar de brigas pelo poder, o que não é admissível dentro da Igreja. E quando alguém se desviar todos temos o dever de fazer o papel do bom pastor, deixando as 99 e ir ao encontro daquela que desapareceu e festejar por reencontrá-la.  Na segunda parte do plano Diocesano de Pastoral, (pagina 25 ss) vai tratar da Igreja em estado permanente de missão e entre tantas indicações vemos o da acolhida : A Diocese esta sendo chamada a desenvolver a acolhida neste estado permanente de missão , ir ao encontro, creio que esta nos chamando para irmos ao encontro também daqueles irmãos afastados, desligados, quem sabe até escandalizados.

OUTRO COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE HOJE QUE VEM DO EVANGELLI NET

Hoje, Jesus faz-nos saber que Deus quer que todos os homens se salvem e que não deseja «que se perca nenhum desses pequenos» (Mt 18,4). Junto à parábola do pastor que procura a ovelha perdida, nos apresenta uma personagem que comoveu os primeiros cristãos. Na capa do Catecismo da Igreja Católica está gravada esta figura de Jesus Bom Pastor, que já nas catacumbas de Roma está presente entre as primeiras imagens do Senhor.

É tão forte a vontade do Senhor de salvar-nos, que desde essas palavras até sua entrega incondicional na Cruz, é Cristo quem nos procura a cada um para que —livremente— voltemos à amizade com Ele.

Do mesmo jeito que Jesus, os cristãos devemos ter esse mesmo sentimento: que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade! Como dizia São Josemaria Escrivá, «todos somos ovelha e pastor». Há algumas pessoas —o próprio esposo ou a esposa, os filhos, os parentes, os amigos, etc.— para os quais nós talvez sejamos a única oportunidade para poderem recuperar a alegria da fé e da vida da graça.

Sempre podemos deixar noventa e nove por cento das coisas que estamos fazendo, para rezar e ajudar as pessoas que temos perto de nós, que amamos e que sabemos que padecem de alguma necessidade em sua alma.

Com a nossa oração e mortificação, e nossa fé amorosa, podemos dar-lhes a graça da conversão, como Santa Mônica conseguiu que seu filho Agostinho, se convertesse no “primeiro homem moderno” que sabe explicar em “Confissões” como a graça atuou nele até chegar à santidade. 

Peçamos à Mãe do Bom Pastor muitas alegrias de conversões.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, que nas minhas deficiências humanas eu não escandalize qualquer irmão.
E se escandalizar, que eu tenha a coragem de ir ao seu encontro e pedir perdão.
Se eu ganhar novamente o meu irmão que eu trate-o como a flor mais bela da minha comunidade.
Amém!


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário