quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 20 DE FEVEREIRO

Marcos 8,27-33

Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29 Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Pequena Reflexão

O evangelho de hoje vai marcar o relacionamento entre Jesus e seus discípulos. No dia 17 vimos no evangelho os fariseus duvidando dos sinais de Jesus e no dia 18 as preocupações dos discípulos com o que comer na missão. Jesus vai chamar os fariseus de geração incrédula e aos discípulos vai exortar para que não se deixem contaminar com o fermente dos fariseus.
Quando os fariseus duvidam de  Jesus não causa estranhesa, mas quando Jesus percebe que existe duvida no seu grupo, então é momento de parar e fazer uma necessária avaliação. Assim sendo Jesus vai perguntar para a sua nova família: " Quem dizem os homens que eu sou ?".
A resposta vai ser confusa, pois Jesus era confundido como sendo a reencarnação de João Batista e Elias ou um dos profetas.
Agora resta saber quem é Jesus para os seus discípulos : "E vocês, quem dizem que eu sou?". 
A resposta vai ser um pequeníssimo mas importante credo : "Tu é o Messias !". Assim sendo, poderia haver duvidas no meio do povo, mas para os discípulos as idéias começavam a clarear. Jesus vai ensiná-los que Ele é o Messias, o Filho do Homem, que deve sofrer, ser rejeitado, morto e ressuscitado.
E, mais uma vez vemos um recuo nas idéias sobre Jesus. Aceitavam Jesus como sendo o Messias mas não queriam ver as consequências dessa realidade. A pergunta que fica é quem é Jesus para nós hoje. Será que aceitamos  as consequências do ser cristão ou ser cristão hoje não traz consequências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário