quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 05 DE DEZEMBRO


ADVENTO
EVANGELHO DE MATEUS 7,21.24-27
 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor! ’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

COMENTARIO
Dois tipos de fé - Acho que já falamos sobre o sentido do evangelho de hoje. A diferença entre uma fé obreira  e uma fé teórica .
A fé sem obras -O evangelho me faz lembrar S. Tiago quando diz que a fé sem obras é morta. Jesus vai nos mostrar como deve ser uma fé com obras .conforme poderemos conferir  também em Mateus. 
Mateus 25 - Onde a ordem é dar de comer a quem tem fome, vestir a quem estiver nu e etc...Mateus 25, 31-46 é o que explica mesmo o evangelho de hoje. 
A fé pode estar sendo vivida sobre a areia -Todo nós quando vivemos a nossa fé sem nos preocuparmos em colocarmos em pratica aquilo que acreditamos, somos julgados pela fraqueza da nossa fé, como uma casa construída sobre a areia..
Uma vida sem alicerces - A areia no evangelho de hoje significa a terra onde pisamos ou queremos construir uma vida sem alicerces. A areia soa como que um lugar estéril, que não da firmeza, diferente da rocha que serve como alicerce
A vida vai exigir uma fé madura - Os desafios da vida vão exigir de nós uma fé madura sem insensatez  para não nos sentirmos fracassados diante dos desafios. Jesus no evangelho de hoje esta preocupado em nos ensinar que seus ensinamentos são sólidos e que podemos investir a nossa vida neles. 
A Palavra de Deus deve ocupar uma parte especial em nossas vidas -  O Plano Diocesano de Pastoral nos convida a redescobrirmos o valor da palavra de Deus em nossas comunidades como podemos ver no programa 03 pagina 31 documento : 
"Vinculado à iniciação à vida cristã, o atual momento da ação evangelizadora convida o discípulo missionário a redescobrir o contato pessoal e comunitário com a Palavra de Deus como lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo "(DGAE 2011-2015 n.45) 20 . Deste modo, a iniciação à vida cristã e Palavra de Deus estão intimamente ligadas (n.46)

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Que, apesar de minhas fraquezas eu não deixe o ódio tomar conta do meu coração e que fique longe de mim todo tipo de discriminação. Amém

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário