quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 13 DE FEVEREIRO


Evangelho de Marcos 7,24-30
Naquele tempo, 24 Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28 A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29 Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30  Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Pequena Reflexão
Na sociedade moderna existe uma mentalidade de privilégios , ou levar vantagens quase em todos os níveis  mas em se tratando de Jesus , ele não é um privilégio de uma religião, igreja ou grupo.
Jesus é o Deus que se esvaziou e veio habitar entre nós, mas não para habitar num determinado espaço geográfico ou temporal, porque ele esta em todos os lugares e em todos os tempos. Ali onde houver um homem ou uma mulher fazendo o bem, ali Jesus está, e não precisa ser no meio de pessoas que se consideram arrumadinhas ou salvas . Em qualquer lugar.
O evangelho de hoje nos mostra Jesus no meio de pessoas pagãs, e uma mulher pagã se apresenta pedindo para ele expulse um espírito mal que se apossou da sua filha. Ha uma tentação que o evangelista mostra, ou seja, Jesus veio para cuidar dos seus, dos judeus em primeiro lugar, mas a mulher demonstrou muito amor, respeito e confiança em Jesus e aquilo que parecia impossível de acontecer, aconteceu, tronou-se realidade a presença salvífica na vida daquelas pessoas pagãs. 
A cena de uma mãe apavorada é uma cena comum hoje em dia e me faz lembrar dos rostos sofridos maternos. Pessoas apavoradas diante de tantos acontecimentos. Mães solteiras, mães descasadas, pais divorciados, drogados  o que se resume em famílias desintegradas, mas vemos também que Jesus tem uma mensagem de amor e esperança para todos que sofrem, principalmente se no sofrimento não acontecer um afastamento mas uma aproximação e mudança de vida. O evangelho dispensa lindos discursos carregados de  lógica e filosofias, sejam quais forem, mas mostra um Deus apaixonado pela pessoa simples que aceita seu filho e demonstra muito amor.
Frei alberto
freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário