sábado, 28 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 28 DEZEMBRO


ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE  MATEUS 2,13-18
Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais”.

COMENTARIO

**Herodes, uma ameaça constante
O Capítulo 2 de Mateus vai começar  com uma indagação  :  Nos versículo  3 e 4, ou seja, versículos que não estão no evangelho de hoje,   Herodes vai demonstrar sua preocupação quando ficou sabendo do nascimento do menino Jesus através dos reis magos e vai imediatamente reunir os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei para perguntar a respeito da noticia que havia recebido.

**A Promessa do profeta desestabilizava os poderosos de todos os tempos
Claro que as preocupações de Herodes tinham sentido, afinal, Jesus era prometido pelos profetas do povo, as Escrituras já falavam dele há muito tempo, alimentando a esperança do povo sofrido. A sua vinda traria transformações na vida dos judeus, sobretudo em Jerusalém, centro nervoso do tempo de Jesus, porque ali se decidia tudo, desde a economia, a religião e as leis, e os seus poderosos, como Herodes e os Doutores da Lei não podiam conceber qualquer mudança.  Jesus é ameaça para quem não quer mudar nada ao seu redor. Ameaça o jeito de administrar, de ser político, e ameaça inclusive o modo como viviam a religião no seu tempo.

**Mas Deus é Deus de justiça e do amparo
 Deus não iria desamparar o seu Filho e nem sua mãe e pai. Vai falar em sonho para que fujam para o Egito porque Herodes era sanguinário e não iria sossegar enquanto não satisfazer o seu ego. José Maria e Jesus ficaram no Egito até a morte de Herodes. Segundo estudiosos, Herodes é associado á figura do Faraó do Egito quando o mesmo manda matar todos os meninos nascidos dos hebreus. Vamos relembrar o fato:

:: 15 rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreusque se chamavam Sefra e Fua disse16 
«vocês ajudarem as hebréias a dar à luzobservem se é menino ou menina: se for meninomatem;se for meninadeixem viver». 17 As parteirasporémtemeram a Deus e não fizeram o que o rei do Egito lhes havia ordenado;e deixaram os meninos viver18 Então o rei do Egito chamou asparteiras e lhes disse: «Por que vocês fizeram issodeixando os meninos viver?» 19 Elas responderam ao Faraó:«As mulheres hebréias não são como as egípciassão cheias de vida, e dão à luz antes que as parteirascheguem». 20 Por issoDeus favoreceu as parteiras. E o  povo se multiplicou e tornou-se muito poderoso21 E como as parteiras temeram a Deus,
ele deu a elas uma família numerosa22 Então o Faraó ordenou a todo o seu povo: «Joguem no rio Nilo todo menino que nascer; e se for meninadeixem viver».

O texto nos propõe hoje para procurarmos onde estão os sinais de escravidão e perseguição em nossa sociedade ou em nossos relacionamentos. Vejo quase que diariamente nos telejornais mulheres e crianças fugindo de maridos violentos e ainda a peregrinação de pessoas de um lado para o outro fugindo das ameaças da fome, desemprego e tantos outros sinais contrários ao Reino.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. E quero rezar por aqueles que a exemplo de Maria, José e o menino Jesus andam perambulando de um lado para o outro para não sucumbirem à injustiças atuais . Amém!



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário