sábado, 1 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 01 DE FEVEREIRO

DAI-ME MAIS CONFIANÇA SENHOR !

Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 4,35-41

35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40 Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Terceiro passo – meditar a palavra
Hoje vemos Jesus e seus companheiros mudando de lugar. No mar da Galileia vão para outro lugar atravessando o mar. O texto nos fala que não existia somente a barca onde estava Jesus com seus companheiros, mas também outras barcas, possivelmente com pessoas que iam a todo o lugar onde Jesus estava.
Como acontecem tempestades em nossa vida, vemos hoje que uma tempestade toma conta do mar lançando o barco de um lado para o outro, como somos lançados as vezes de um lugar para outro mesmo não querendo.
Vemos uma grande confusão no mar. O mar se mostra um lugar de confusão e o evangelho fala de Jesus dormindo enquanto todo mundo era jogado de um lado para o outro. Jesus é acordado com uma espécie de correção: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”  Com a mesma autoridade demonstrada nos evangelhos anteriores, Jesus manda o mar se acalmar e vemos um resultado silencioso.
O evangelho nos mostra o poder de Jesus contra o mal e o cuidado de Deus para conosco, um Deus que podemos confiar e não temer a vida.
Nos tempos de calmarias ou em tempos de tempestades em nossa vida, o evangelho nos convida a acreditar mais e colocar a nossa confiança em Deus.

Quarto passo – rezar a palavra

Daí-me Senhor uma fé verdadeira, sem medo, mas com muita confiança na sua presença amorosa, no seu cuidado de pai e no carinho de uma mãe. Que eu não esmoreça nos momentos difíceis da minha vida, mas que eu possa viver com muita confiança em ti. Amém

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas como deixar a palavra de Deus frutificar em minha vida e ser manifestada em minhas ações


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário