segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 05 DE NOVEMBRO

Foto - Frei Alberto
EVANGELHO DE LUCAS  14,15-24
Tendo ouvido isso, um dos que estavam junto à mesa disse a Jesus: “Feliz quem come o pão no Reino de Deus!” Ele respondeu: “Alguém deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu servo dizer aos convidados: ‘Vinde! Tudo está pronto’. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço que me desculpes’. Um outro explicou: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Peço que me desculpes’. Um terceiro justificou: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O servo voltou e contou tudo a seu senhor. Então o dono da casa ficou irritado e disse ao servo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. E quando o servo comunicou: ‘Senhor, o que mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’, o senhor ordenou ao servo: ‘Sai pelas estradas e pelos cercados, e obriga as pessoas a entrar, para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.

PREPARAÇÃO -  Quero me preparar para a leitura de hoje com o salmo do dia: Salmo  33

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
-Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
-O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
-Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

PRIMEIRO PASSO  Ler com atenção o Evangelho de hoje procurando identificar aquilo que mais chama a sua atenção como, por exemplo, as pessoas envolvidas no texto, os diálogos, as ações e procure imaginá-las.

O QUE ESTOU VENDO NO TEXTO -
É uma parábola que Jesus conta. Tudo esta contido no texto acima. Alguém disse que é feliz quem come o pão do Reino; Jesus conta a parábola do banquete, parece uma continuidade do evangelho de ontem quando ele manda convidar as pessoas mais pobres para a festa; Um servo entra em cena e convida a todos para comer; Aí começaram as desculpas para não participar do banquete: Um tinha que cuidar do seu campo, outro deveria cuidar de seu gado, outro ainda disse que acabara de se casar e teria que cuidar da casa. O banqueteiro ficou irado e mandou convidar outras pessoas que não estavam na casa e assim foram convidados os pobres e moradores das praças e ruas. Tinha tanto espaço para a festa que ainda sobrava lugar, então o banqueteiro manda sair de novo pelas estradas e agora obrigue as pessoas a vir para o banquete porque ele queria a casa cheia.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS - É o momento de descobrirmos o valor do evangelho para a nossa vida. Não se trata de um estudo, mas saborear e sentir a Palavra. Procure colocar a palavra de Deus na sua vida.

 Em primeiro lugar quem é o Senhor que convida para o Banquete e que banquete é este? Trata-se do banquete do Reino de Deus onde quem participa vai criar um elo de amor com o próprio Deus. Muitas pessoas estão trabalhando neste banquete, pessoas mais próximas do Senhor, que já conheciam bem a proposta do seu Senhor, que acreditavam. Os convidados somos todos nós, incessantemente chamados a participar da bondade de Deus, mas muitas vezes “temos muito que fazer” e temos as mais variadas justificativas para não participar: Tenho que cuidar dos meus negócios, afinal, quem vai colocar dinheiro em casa? Tenho que participar do meu grupo social, o que é bom, mas não tenho tempo para ouvir a mensagem do Reino. Não acho que esse negócio de reunir as famílias para rezar como a novena de Natal seja algo bom, afinal cada um prepara-se da forma como quer. Precisamos de Deus, mas em alguns momentos, em outros momentos eu me basto para mim mesmo. O papa Francisco insistiu na Jornada Mundial da Juventude para irmos ao encontro daqueles que estão afastados. O texto de hoje me faz meditar se não são esses que estavam peregrinando pelas ruas e praças e o Senhor manda convidá-los? Eles estão afastados do nosso convívio e no afã de estarmos mais pertos daqueles que nós gostamos acabamos por esquecer esses irmãos.

O TEXTO ME FAZ REZAR - Quero falar com Deus de forma simples, pois acredito que Deus não precisa de formulas complicadas. Senhor, se tu me chamas eu quero estar pronto para dizer sim ao seu chamado; Se me chamas a participar do seu banquete quero encontrar meu tempo; Que eu seja capaz para renunciar um pouco das minhas preocupações para poder estar ao  seu lado e aprender os caminhos do reino e ajudar a construí-lo. Amém!

CONTEMPLANDO - quero me calar para que o Senhor possa falar. Já sei Senhor: Devo ir ao encontro dos meus irmãos afastados.

DAI-ME A SUA BENÇÃO SENHOR  para que meus lábios anunciem suas maravilhas e meus olhos vejam a sua Salvação. Agora Senhor podeis deixar-me seguir o meu dia na certeza de que procurarei fazer a sua vontade. Amém!


Frei Alberto Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário