quinta-feira, 21 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 21 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO

 EVANGELHO DE MATEUS 12,46-50
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Ele respondeu àquele que lhe falou: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém! 

O EVANGELHO NOS FALA QUE ...

- Vejo no Evangelho de Mateus 12,46-56 um texto conhecido de nós todos. Trata-se do momento quem que a mãe de Jesus vai ao templo procurá-lo e ficaram do lado de fora. Alguém vai avisar Jesus que sua mãe e seus irmãos estavam la fora e Jesus e Jesus vai dar essa resposta que conhecemos muito bem : “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Vemos no evangelho o papel fundamental da mãe de Jesus, Nossa Senhora. A falta do filho a faz ir ao encontro dele. Vemos Jesus que crescia em sabedoria nas coisas do Pai e as ensinava às multidões. Já vimos esse evangelho em Lucas. Jesus vai dar uma resposta que a principio soa para nós uma frieza muito grande, pois a mãe dele estava la fora. Em Marcos 3,21 vamos encontrar uma resposta da preocupação de Maria: 21. Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: "Ele está fora de si." Mas, vejo que existe uma preocupação de Maria e seus parentes : estar junto de Jesus e poder também escutar o que Ele falava para a multidão, afinal eles formavam uma família que como nós hoje também queremos conhecer Jesus e colocar em pratica a sua vontade.
Mas, voltando à pegunta fundamental de Jesus hoje :“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” É uma pergunta que ressoa ainda hoje com mais força. Os documentos da Igreja estão insistindo numa ação evangelizadora cada vez mais eficaz ao encontro dos irmãos e irmãs pelo mundo. desde Medellin, Puebla, Santo Domingo e agora em Aparecida. Essa Evangelização devera ter a marca principal que vemos em Jesus Cristo que é o encontro e o amor pelo outro. A busca por esse objetivo com certeza vai responder à pergunta de Jesus no Evangelho. Somos irmãos de Jesus, parentes próximos dele se estivermos colocando em pratica a sua vontade.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR...Senhor diante do que vimos no Evangelho de hoje venho te pedir para me acolher no seu grupo e poder também anunciar com amor e fé os seus ensinamentos. Amém!

O EVANGELHO ME LEVA  hoje a pensar que devo ouvir mais a palavra e procurar tem um contato maior com o próprio Cristo para fazer verdadeiramente parte da sua família.


Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário