quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

EVANGELHO DO DIA 08 DE JANEIRO DE 2015



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 4,14-22a

Naquele tempo, 14 Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16 E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.22ª Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.


COMENTÁRIO

**Inicio da vida  pública de Jesus

O Capítulo 4 de Lucas mostra Jesus sendo conduzido pelo Espírito Santo  e  tentado pelo diabo durante quarenta dias. Podemos dizer que era um período necessário para Jesus se preparar para sal vida publica, um numero significativo de dias  diante de fome, sede e um ambiente hostil.  Depois desses 40 dias Jesus  volta para a Galileia  e sua fama se espalhou.  Penso que num primeiro momento podemos pensar que a fama de Jesus não era porque Ele era visto como um astro, mas como uma esperança. Assim sendo o evangelho de hoje nos coloca Jesus diante das pessoas que esperavam a manifestação da justiça e marca o inicio de sua vida missionária.

** Uma fama marcada pelos novos ensinamentos

Jesus começa a ensinar as pessoas e aos poucos elas começam a se identificar com Jesus. Essa identificação se dá segundo o evangelho de hoje pelos ensinamentos de Jesus. Numa sociedade marcada por discursos dominados pelos interesses de alguns, o discurso de Jesus soa como uma sombra no deserto com água. A reação das pessoas era de surpresa, afinal, algo de novo ressoava nas suas vidas.

** Como vai ser a missão de Jesus

Vai ser uma missão voltada aos pequenos e pobres, viúvas e órfãos, voltada aos oprimidos, àqueles que já não tinham esperança. Sua missão vai ser marcada por palavras que levam à libertação de quem já não suporta mais a escravidão como fala Isaías em no capítulo 61,1-3.10-11

 1 O Espírito do Senhor Javé está sobre mim, porque Javé me ungiu. Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos epôr em liberdade os prisioneiros, 2 para promulgar o ano da graça de Javé, o dia da vingança do nosso Deus, e para consolar todos os aflitos, os aflitos de Sião, 3 para transformar sua cinza em coroa, seu luto em perfume de festa, seu abatimento em roupa de gala....10 Transbordo de alegria em Javé, e me regozijo com meu Deus, porque ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com jóias. 11Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor Javé faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações.
No texto de Isaías vemos o porquê Jesus esta no meio do povo, e o sentido do verbo que se fez carne, e uma nova luz surgiu.  Existe em Jesus uma relação perfeita com a vontade do Pai e com a esperança mantida pelo profeta.

**A Missão de Jesus a partir de Isaías 61

- Dar boa noticia aos pobres
- curar os corações feridos
- proclamar a libertação dos escravos
- consolar os aflitos

Diante do evangelho de hoje, Jesus nos convida a levar a Boa nova aos que esperavam ansiosos pela libertação. E como existem pessoas escravizadas em nosso dia! E como nós nos escravizamos hoje em dia! São afirmações e não perguntas.  Ao apresentar seu projeto de vida Jesus quer nos mostrar que é possível mudar o mundo que nos cerca. O mundo não se muda matando aqueles que a sociedade não suporta, mas se muda dando oportunidades para as pessoas. As pessoas menos favorecidas da sociedade ou sem favores nenhum esperam por palavras de esperança porque seus corações vivem feridos pelas injustiças que são cometidas contra elas, por um sistema discriminador ou às vezes por pessoas da mesma família. A missão de Jesus quer nos ensinar que somos escravos de tantas coisas que nos oprimem e nos deixam aflitos.

Como podemos entender na nossa vida de católicos  a missão que Jesus nos propõe no seu evangelho?

ORAÇÃO FINAL

Senhor, daí-me um coração capaz de ir ao encontro dos mais afastados, sem qualquer tipo de discriminação, levando a Palavra, curando os enfermos e dando um pouco do melhor que já recebi. Que eu aprenda hoje que acolher o outro é um sinal da aceitação de Jesus em minha vida. Amém!



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário