segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 04 NOVEMBRO

foto - Frei Alberto Pegoraro
EVANGELHO DE LUCAS  14,12-14
E disse também a quem o tinha convidado: “Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

PREPARAÇÃO -  Quero me preparar para a leitura de hoje com o salmo do dia: Salmo  68
— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
— Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
— Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria!
— Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos.
— Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá, onde os pobres morarão, sendo seus donos. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada

PRIMEIRO PASSO  Ler com atenção o Evangelho de hoje procurando identificar aquilo que mais chama a sua atenção como, por exemplo, as pessoas envolvidas no texto, os diálogos, as ações e procure imaginá-las.
O QUE ESTOU VENDO NO TEXTOJesus nos ensina o caminho da solidariedade e bondade. Ele coloca no centro as pessoas que não podendo retribuir muitas vezes são esquecidas. É uma realidade que precisa mudar. Jesus convida para uma mudança de mentalidade.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS - É o momento de descobrirmos o valor do evangelho para a nossa vida. Não se trata de um estudo, mas saborear e sentir a Palavra. Procure colocar a palavra de Deus na sua vida.
MEDITAÇÃO - existem muitas contradições na Assembléia que se reúne em nome de Deus ou no meio daqueles que se dizem também de Deus. O poder e a procura dele é uma realidade dura e corrosiva que vai contra qualquer tipo de solidariedade, porque, a ânsia pelo poder não deixa espaço para o pequeno. Geralmente se forma grupinhos privilegiados que se fecham em si mesmos cerrando os próprios olhos para tudo aquilo que os cercam. E a realidade que nos cerca não é tão bonita assim. Uma enormidade de pessoas vive á margem, escondidos, ou perambulando. A nossa missão é continuar a missa no dia a dia desfazendo essas barreiras.

REZAR A PALAVRA DE DEUS -  é o momento de responder à Deus após ter escutado a sua Palavra. Não precisamos de formulas para esse momento. A melhor oração deve brotar do coração
O TEXTO ME FAZ REZAR - Senhor, eu te peço que amoleceis o meu coração para que eu não repita no dia a dia aquilo que condenas no evangelho de hoje. Preciso conhecer melhor sua vontade e mais ainda colocá-la na pratica sem medo de estar errando. Agradeço Senhor a sua bondade para com aqueles que sofrem. Onde houver ofensa a um dos mais pequeninos que eu leve o amor incondicional para que as tristezas se transformem em alegria.

COMTEMPLAÇÃO - Essa etapa pertence á Deus. Deixar Deus falar com você. Para isso devemos nos colocar em silêncio, na posição da escuta para perceber Deus falando a partir da Palavra.

CONTEMPLANDO -  quero me calar para que o Senhor possa falar. Já sei Senhor: Queres mudar a minha vida para que eu possa ter os olhos voltados para aqueles que sofrem.

DAI-ME A SUA BENÇÃO SENHOR  para que meus lábios anunciem suas maravilhas e meus olhos vejam a sua Salvação. Agora Senhor podeis deixar-me seguir o meu dia na certeza de que procurarei fazer a sua vontade. Amém!

Frei Alberto Pegoraro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário