sexta-feira, 20 de novembro de 2015

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA
20 DE NOVEMBRO DE 2015

Sexta feira dia 20 de novembro - Evangelho de Lucas 19,45-48

LITURGIA DO DIA 

Primeira Leitura : ( 1 Macabeus 4,366-37)
Salmo : ( 1 Cr 29)
Evangelho (Lc 19,45-48): Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: «Está escrito: Minha casa será casa de oração. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões». Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

REFLEXÃO DO DIA ( Frei Alberto Pegoraro)

Na mesma linha de Marcos 11,27-33 , o evangelho de hoje suprime algumas coisas. Ontem nós vimos que Jesus chora sobre Jerusalém porque aquela cidade tão famosa e cantada em Salmos não aceitou a proposta do Reino. Será julgada como merece dizia o evangelho de ontem. Hoje Jesus entra no Templo e encontra um Templo desfigurado, tal qual a figueira  estéril que não produzia mais frutos. O Templo era importante porque ali se tomava decisões politicas, religiosas e muito mais. Mas Jesus vê muita coisa errada. O que era para ser uma casa de oração tornou-se uma casa de ladrões ( ver versículo 47)  e quem pagava por tudo aquelo eram as pessoas pobres. Em marcos 11, 11-26 Jesus arrasa o Templo, mas agora em Lucas Jesus passa dias ensinando e irritando com sua presença os sumos sacerdotes . eles querem matar Jesus, mas não sabiam o que fazer porque o povo estava fascinado com seus ensinamentos . Para agradar a Deus não podemos transformar nossos templos em lugares de manifestações religiosas carregadas de interesses. Não serão bois e nem pombinhas . Deus não se subverte aos interesses escusos encobertos por falsas manifestações religiosas. O Templo estava perdido porque o principal fora deixado de lado. O mesmo serve para hoje, com os perigos que corremos em transformar nossos templos em lugares de devaneios  perigosos e prejudiciais alegando estar agrandando á Deus. Para Deus a grande oferenda é o próprio Filho para nos Salvar .

Quer receber o  evangelho do dia meditado em forma de áudio, mande um e-mail para freialberto.pegoraro@gmail.com que vou encaminhar pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário