quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 04 DE DEZEMBRO



Advento

ORAÇÃO INICIAL


Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!
EVANGELHO DE MATEUS 15,29-37
Partindo dali, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha e sentou-se. Grandes multidões iam até ele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Eles os trouxeram aos pés de Jesus, e ele os curou. A multidão ficou admirada, quando viu mudos falando, aleijados sendo curados, coxos andando e cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. Jesus chamou seus discípulos e disse: “Sinto compaixão dessa multidão. Já faz três dias que estão comigo, e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora sem comer, para que não desfaleçam pelo caminho”. Os discípulos disseram: “De onde vamos conseguir, num lugar deserto, tantos pães que possamos saciar tão grande multidão?” Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?”  Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. Depois tomou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

COMENTARI0
Hoje, contemplamos no Evangelho a multiplicação dos pães e peixes. Muitas pessoas —comenta o evangelista Mateus — «iam até ele» (Mt 15,30) ao Senhor. Homens e mulheres que necessitam de Cristo, cegos, coxos e doentes de todo tipo, assim como outros que os acompanhavam. Todos nós também temos necessidade de Cristo, de sua ternura, do seu perdão, da sua luz, da sua misericórdia... Nele acha-se a plenitude do humano.
O Evangelho de hoje nos ajuda a dar-nos conta, também, da necessidade de homens que conduzam outros a Jesus Cristo. 

Os que levam os doentes a Jesus para que os cure são imagem de todos aqueles que sabem que o maior ato de caridade para com o próximo é aproximá-lo a Cristo, fonte de toda a Vida. 
A vida de fé exige, portanto, a santidade e o apostolado.São Paulo exorta a ter os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (cf. Fl 2,5). Nosso relato mostra como é o coração: «Sinto compaixão dessa multidão» (Mt 15,32). 
Não pode deixá-los porque estão famintos e fatigados. Cristo busca o homem em toda a necessidade e faz-se encontrado. Que bom é o Senhor conosco!; e que importantes somos as pessoas diante dos seus olhos! Só em pensá-lo dilata-se o coração humano cheio de agradecimento, admiração e desejo sincero de conversão.Esse Deus feito homem, que tudo pode, e que nos ama apaixonadamente e a quem necessitamos em tudo e para tudo —«sem mim, nada podeis fazer» (Jo 15,5)— precisa, paradoxalmente, também de nós: esse é o significado dos sete pães e os poucos peixes que usará para alimentar a multidão do povo. Se nos déssemos conta de como Jesus se apoia em nós, e do valor que tem tudo o que fazemos para Ele, por pequeno que seja, nos esforçaríamos mais e mais para Lhe corresponder com todo o nosso ser. Comentário de  hoje evangeli-net (acesse neste blog) 

OUTRA REFLEXÃO DO MESMO EVANGELHO - O evangelho de hoje salienta ainda o papel da comunidade em torno de Jesus. 
Ao ser perguntado onde arrumariam tanto alimento para saciar a fome daquelas pessoas no deserto, Jesus vai pedir que eles buscassem entre as pessoas o que eles tinham e assim foi feito : Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?”  Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”
Em outro evangelho Jesus vai dizer aos discípulos para eles mesmos darem de comer àquela multidão faminta. Mas hoje Jesus faz a multiplicação dos pães e peixes a ponto de sobrarem. O papel da comunidade quando unida é ajudar a diminuir o sofrimento das pessoas. A atitude dos discípulos nos ensinam a articular o bem entre nós. O mal campeia, quando o bem é deixado de lado. 

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Que, apesar de minhas fraquezas eu não deixe o ódio tomar conta do meu coração e que fique longe de mim todo tipo de discriminação. Amém

Frei  alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário